Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

TENA Centrada em si
Home Pavimento pélvico Incontinência 10 dados que desconhecia sobre a incontinência
TENA Silhouette

10 dados que desconhecia sobre a incontinência

Incontinência

Dia internacional da incontinência
0 808

Alimentação, exercícios, hábitos... Cada vez sabemos mais sobre a incontinência, pois tratar este aspeto da nossa vida com naturalidade é essencial para o enfrentar com uma atitude positiva. Mas conhece os “outros” dados que há por detrás das perdas de urina?


Partilhe com as suas amigas:

O Dia da Incontinência é celebrado para consciencializar a sociedade sobre um aspeto das nossas vidas que enfrentamos cada vez mais com naturalidade. No entanto, são ainda muitas as pessoas que se calam, desconhecendo que falar da incontinência é indispensável para encontrar soluções que nos ajudem a gozar plenamente da idade madura (a etapa da vida na qual as perdas de urina têm maior incidência) sem entraves nem tabus.

Quanto mais soubermos sobre a incontinência, melhor saberemos como enfrentar os desafios diários que representa, por isso compilamos uma série de dados que talvez ainda não saiba. Dê uma olhada e partilhe-os; ajudará a eliminar barreira e medos ante uma palavra que todos os dias procuramos despojar de preconceitos.

 

Dia da Incontinência

 

  1. A incontinência urinária afeta 400 milhões de pessoas em todo o mundo. Se todas estas pessoas fizessem parte de um país, seria a terceira região mais povoada do planeta, apenas atrás da China e da Índia. Em Portugal estima-se que 15% da população masculina e 40% da população feminina seja afetada por este problema.
  2. Uma bexiga pode conter entre 300 e 400 ml de urina (uns dois copos de água) durante o dia. Durante a noite, o valor aumenta até aos 800 ml.
  3. A incontinência tanto afeta homens como mulheres. Um em cada cinco portugueses com mais de 40 anos sofre de perdas de urina.
  4. 40% a 70% das pessoas com incontinência urinária não procura ajuda médica.
  5. 78% das mulheres com incontinência urinária ainda não usa produtos específicos para as perdas de urina.
  6. Os programas de prevenção e reabilitação do pavimento pélvico podem atrasar o surgimento ou melhorar o grau de afeção das perdas de urina até 70% dos casos.
  7. Doem-lhe as costas? As perdas de urina provocadas pelo enfraquecimento do pavimento pélvico estão relacionadas com um maior risco de sofrer dores de costas.
  8. A prevalência das perdas de urina nas mulheres que praticam desporto de elite é elevada. As atividades de alto impacto são prejudiciais para o pavimento pélvico.
  9. Existem três tipos de incontinência urinária: de esforço (as perdas ocorrem ao rir, tossir, espirrar ou fazer exercício), de urgência (a necessidade é tão intensa que não permite chegar a tempo à casa de banho) e mista (combinação das duas anteriores).
  10. 35,4% das mulheres com diabetes sofre de incontinência. Os níveis elevados de açúcar no sangue associados à diabetes costumam provocar uma quantidade de urina considerável, o que faz com que o risco de perdas de urina aumente.

Pode também interessar-lhe...

  • Tenho incontinência urinária, e agora?Tenho incontinência urinária, e agora? Quando tomamos consciência de que temos um problema de incontinência surgem muitas dúvidas. A quem me dirijo? Há solução? O médico vai […]
  • Tipos de incontinência urináriaTipos de incontinência urinária Nem todos os problemas de incontinência têm a mesma origem ou se manifestam da mesma forma. Podem ser consequência de esforços, surgindo […]
  • Cistocele e problemas urináriosCistocele e problemas urinários Este prolapso genital, um dos mais comuns, pode apresentar sintomas como incontinência urinária, infeções repetitivas ou, até mesmo, […]
  • A incontinência de urgênciaA incontinência de urgência Uma vontade brusca, repentina e incontrolável de urinar que provoca perdas de urina e não lhe permite chegar a tempo à casa de banho. Essa […]
  • Tratamentos para a bexiga hiperativaTratamentos para a bexiga hiperativa Tem sentido às vezes uma vontade repentina e incontrolável de ir à casa de banho? Aconteceu-lhe no meio da rua, sem uma casa de banho por […]
  • Sabe como funciona a bexiga?Sabe como funciona a bexiga? Quanto mais soubermos sobre como funcionam os órgãos afetados pela incontinência, mais bem preparadas estaremos para prevenir este […]
Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos o seu comentário