Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Pavimento pélvico Pavimento pélvico e costas Incontinência e dor de costas: uma estreita relação
banner_MUESTRA

Incontinência e dor de costas: uma estreita relação

Pavimento pélvico e costas

dor_costas
0 706

Se tem dores de costas e ainda tem problemas de perdas de urina, atenção: segundo os mais recentes estudos sobre incontinência urinária, as duas coisas podem estar relacionadas.


Partilhe com as suas amigas:

Estudos recentes indicam que mais de 50% das mulheres com incontinência urinária sofrem também de dores de costas. As causas das dores de costas são variadas e complexas, mas há alguns anos começou a estudar-se com atenção as alterações na atividade dos músculos que estabilizam a região lombo-pélvica em pessoas que apresentam dor lombar.

Os principais músculos que estabilizam a região lombo-pélvica são os músculos abdominais profundos, o diafragma torácico, os multífidos e o pavimento pélvico. A função do pavimento pélvico na estabilização lombo-pélvica baseia-se no efeito direto que produz nas articulações pélvicas e na sua estreita colaboração com a musculatura profunda do abdómen.

Se desconhece a origem das suas dores de costas, faça um exame ao estado do seu pavimento pélvico

As mulheres que têm incontinência urinária provocada pelo enfraquecimento do pavimento pélvico podem ter mais riscos de sofrer também de dores de costas, devido a essa falta de atividade de um dos elementos de estabilização.

Tudo isto implica que na avaliação efetuada pelos especialistas das dores de costas é importante ter em conta se também existem disfunções do pavimento pélvico. Fortalecer o pavimento pélvico pode ajudar no tratamento destes problemas.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário