Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

TENA Centrada em si
Home Saúde Atividade física Atenue os efeitos da idade com exercício físico
TENA Silhouette

Atenue os efeitos da idade com exercício físico

Atividade física

Atenue os efeitos da idade com exercício físico
0 10507

Não há motivos para a nossa qualidade de vida diminuir a partir dos 50, uma idade a partir da qual a menopausa e o envelhecimento muscular podem enfraquecer o nosso pavimento pélvico. Ajude-se a si mesma com um programa específico de exercícios físicos.


Partilhe com as suas amigas:

Quando atingimos uma certa idade, é normal que os músculos comecem a perder vigor e elasticidade. Isto acontece de modo mais acentuado a partir dos 50 anos e, na mulher, além disso, juntam-se os efeitos da menopausa com a diminuição dos níveis de estrogénio. No pavimento pélvico ocorre uma redução da massa muscular e da força, o que provoca uma menor capacidade para fechar os esfíncteres, suportar os órgãos pélvicos e ajudar a estabilizar a pélvis e a coluna.

Os estudos têm demonstrado que o exercício físico atrasa o envelhecimento e isto também se aplica ao pavimento pélvico.

Estes efeitos, juntamente com a atrofia genital provocada pela redução de estrogénios, aumenta a possibilidade de se sofrer problemas de incontinência urinária. O maior problema perante esta situação reside no facto de apenas uma pequena percentagem de mulheres com incontinência procurar ajuda especializada. Muitas procuram manter o problema escondido o maior tempo possível, apesar deste comportamento começar a ser diferente.

Contudo, muitos estudos têm demonstrado os efeitos benéficos do exercício físico no processo de envelhecimento e nas suas consequências. Tal como existem programas específicos para doenças cardiovasculares, respiratórias e, inclusive, neurológicas, um programa específico de exercícios físicos para o pavimento pélvico ajudará reduzir o impacto da idade sobre esta zona do corpo. Por isso é preciso abandonar a ideia de que a incontinência é um problema inevitável e associado à idade.

Fortalecer para manter a elasticidade

Um programa de exercícios físicos específicos para o pavimento pélvico na menopausa ajudará a produzir transformações no tecido muscular, nos músculos abdominais e na postura, estimulando uma melhor qualidade de vida. Além de prevenir o aparecimento de incontinência urinária, também ajudará a prevenir a dor de costas, um problema cada vez mais presente à medida que se avança na idade.

Não se assuste se já tem incontinência. Recomendamos-lhe que consulte um médico para avaliar o estado do seu pavimento pélvico e sugerir-lhe um conjunto de exercícios físicos específicos para o seu caso. Enquanto vai recuperando, assegure-se de que usa os absorventes adequados! Pode pedir amostras grátis aqui.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos o seu comentário