Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Pavimento pélvico Incontinência Coaching para o pavimento pélvico? Sim, já existe
banner_MUESTRA

Coaching para o pavimento pélvico? Sim, já existe

Incontinência

0 860

Já ouviu falar desta ferramenta que a ajuda a alcançar objetivos tanto no campo profissional, como no pessoal? Pois saiba que começa a aplicar-se também à saúde pélvica feminina: acrescente um coach à sua vida.


Partilhe com as suas amigas:

Uma das profissões mais em voga nos últimos tempos é a do coach. Mas o que é exatamente o coaching? É um anglicismo que significa ‘treino’. Através de uma série de ações sistematizadas, o coach ajuda a encontrar a sua própria resposta perante uma dada situação que se lhe apresenta. Ou, dito de outra forma, a orientar-se na direção de cumprir um objetivo e a alcançá-lo.

No caso particular da saúde, o coaching seria uma forma de tratar uma doença de um ponto vista mais integrado, não apenas de um ponto de vista puramente físico, mas na componente emocional provocada pela doença, sobretudo se se trata de uma doença crónica como a bexiga hiperativa ou o vaginismo, situações que são motivo de queixa para muitas mulheres e que têm grande influência na sua qualidade de vida e autoestima.

O coaching pode utilizar-se para elaborar um plano de ação para mulheres com incontinência

Nas Ciências da Saúde, o coaching apresenta um crescimento rápido. Existe coaching nutricional, sexual, etc. Esta ferramenta também pode ser utilizada em pacientes com incontinência urinária, considerada pela OMS um problema grave de saúde pública que afeta a nível físico, psíquico e social. Neste caso, o trabalho do coach é orientado para o objetivo de melhorar o bem-estar, incentivando a autoestima.

O coach explora a realidade da mulher com incontinência urinária. Ouve ativamente e começa a perceber o que sente, o que pensa quando ocorrem as desagradáveis fugas, como enfrenta o problema, quais são as principais dificuldades que impedem que a situação melhore, como afeta o relacionamento com o seu parceiro, no trabalho…

Depois de aprofundar a situação atual, elabora-se um ‘plano de ação’. Para isso, é necessário dedicar-se, porque a obtenção de resultados depende disso. São analisadas as ações que foram realizadas até agora para resolver o problema, que opções tem disponíveis para alcançar o seu objetivo, que passos vai dar e quando, quem tem de ajudá-la, que obstáculos pode encontrar…

Porque a incontinência urinária é solucionável mas as mulheres muitas vezes consultam um especialista já demasiado tarde, quando já surgiram emoções negativas, a sua vida pessoal, laboral, autoestima e segurança já foram afetadas…

É inquestionável que se fizer fisioterapia e estiver devidamente motivada conseguirá obter melhores resultados. Se sofre de dor pélvica crónica, a melhoria será mais rápida tendo tendo em conta o seu mundo afetivo e das suas relações.

Um coach pode ser muito importante para ajudá-la a resolver os seus problemas. Procure um profissional devidamente acreditado em ferramentas de coaching aplicado à saúde e comece a trabalhar em possíveis soluções.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário