Centrada em si
Home Pavimento pélvico Incontinência O que é a bexiga hiperativa?

bexiga_H-700x467

A bexiga é um órgão oco localizado na pélvis, por detrás da púbis, cuja função é armazenar a urina, esvaziando-se de forma periódica segundo o reflexo da micção.

Urinar não é um processo tão simples como parece, requer um controlo neurológico adequado e hábitos saudáveis.

Tenha em conta que:

  • Não deve efetuar poucas micções por dia, mantendo a bexiga cheia, nem urinar mais de oito vezes por dia.
  • O nosso estado emocional influencia as nossas micções.
  • A continência urinária e o esvaziamento da bexiga costumam alterar-se com a idade.
  • As bebidas gaseificadas, alcoólicas ou estimulantes como o café e o chá desestabilizam e provocam um aumento de frequência e urgência da micção.
  • O reflexo da micção ocorre na medula, mas podemos reeducar a bexiga com controlo voluntário.

Com a idade a capacidade de armazenar urina no interior da bexiga reduz-se e é frequente sentir urgência para urinar mesmo que esteja a armazenar pouco líquido. A urgência é o principal sintoma da bexiga hiperativa.

Segundo o estudo de Milson publicado em 2001 (BJU Int), a prevalência de bexiga hiperativa entre a população com mais de 40 anos é estimadamente de 22%.

Se tem uma urgência miccional associada ou não a fugas de urina, e precisa de urinar frequentemente, inclusivamente durante a noite (nictúria), pode estar a sofrer das consequências de uma bexiga hiperativa.

Quando deve consultar o médico?

  1. Se limita a sua vida social e pessoal pela existência de uma casa de banho nas proximidades.
  2. Se deixa de ingerir líquidos por medo das fugas precedidas de urgência.
  3. Usa protetores íntimos para se sentir mais segura, por medo de se molhar.
  4. Prefere usar roupas escuras ou leva uma muda de roupa extra quando sai.
  5. Isola-se e limita as suas saídas ou viagens.

Em centros adequados (centros de fisioterapia especializada, unidades de pavimento pélvico…) podem ensiná-la a introduzir hábitos saudáveis, reeducar a bexiga e fortalecer o pavimento pélvico para diminuir a urgência e frequência urinária.

Muitas vezes, dependendo da intensidade dos sintomas, o seu médico pode indicar-lhe um medicamento ou terapias como electroestimulação ou injeções de toxina botulínica no interior da bexiga.

Se a sua bexiga se rebela, reeduque-a, não se isole. Lembre-se que entretanto pode usar pensos específicos para o pH e a densidade da urina como os da gama TENA Lady, que farão com que se sinta segura e protegida. Peça a sua amostra gratuita.

Pode também interessar-lhe...

  • A incontinência de urgênciaA incontinência de urgência Uma vontade brusca, repentina e incontrolável de urinar que provoca perdas de urina e não lhe permite chegar a tempo à casa de banho. Essa […]
  • O que é a nictúria?O que é a nictúria? Acorda durante a noite porque tem vontade de urinar? Acontece-lhe mais do que uma vez por noite? Então é possível que sofra deste incómodo […]
  • Tipos de incontinência urináriaTipos de incontinência urinária Nem todos os problemas de incontinência têm a mesma origem ou se manifestam da mesma forma. Podem ser consequência de esforços, surgindo […]
  • Cuidado com as infeções urinárias no verão!Cuidado com as infeções urinárias no verão! Quem nunca esteve nesta situação? De repente sentimos um certo desconforto, ou mesmo dor, e vontade constante de ir à casa de banho… O […]
Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário