Incontinência de urgência e calor
Para começar, com o calor suamos mais e, portanto, bebemos muito mais e de forma desordenada, o que tem um efeito direto sobre a incontinência de urgência. A cerveja no bar de praia, o café com gelo… são muito prazenteiros, mas cuidado! As bebidas com álcool ou cafeína contribuem para piorar o número de perdas de urina, mesmo estando a tomar medicação para a bexiga hiperativa.
Uma boa ideia é beber água de forma doseada ao longo do dia. Por exemplo, podemos beber um copo de água a cada duas horas ou em pequenos goles. Desta forma, quando formos ao bar de praia não teremos tanta sede e poderemos tomar a nossa bebida favorita com moderação.
Regular as micções
Por outro lado, não esqueçamos a importância de regular as micções a cada duas ou três horas. Desta forma, a bexiga adapta-se ao enchimento e esvaziamento. Nas férias, pode ser um pouco mais complicado, mas trata-se de estabelecer uma ordem que tornará a sua vida mais fácil, porque assumir o controlo evitará perdas de urina indesejadas. Programar alertas no telemóvel pode ser uma boa ideia.
Outro aspeto a considerar é que, devido ao calor, a sudação na área genital aumenta. Devido a isto, as pequenas perdas de urina que possam ocorrer vão aumentar as possibilidades de gerar incómodos na vulva e na vagina, sobretudo se não usarmos roupa que transpire e/ou absorventes adequados. Na TENA, colocamos à sua disposição os melhores produtos especificamente concebidos para que possa seguir com a sua vida em frente apesar da incontinência. Pode solicitar a sua mostra grátis aqui.
Mudanças na flora vaginal
Como consequência e devido ao excesso de humidade, podem-se produzir mudanças na flora e vulvovaginites por microrganismos como, por exemplo, a candidíase.
Relacionado com este último ponto, é importante prestar atenção às seguintes recomendações:
- Usar roupa íntima com tecidos adequados como, por exemplo, o algodão;
- Favorecer o uso de saias ou calças largas;
- ´Mudar o fato de banho molhado em vez de permanecer com ele.
Por último, o calor costuma fazer com que tenhamos menos atividade física. Isto, no caso da incontinência de esforço, poderá dar-nos a falsa sensação de melhoras e levar-nos a descuidar a realização dos convenientes exercícios de fortalecimento da musculatura do pavimento pélvico.
Nesta época do ano a sua prioridade é certamente gozar as tão esperadas férias, mas quer seja verão ou inverno recomendamos-lhe que não se esqueça da sua rotina diária de exercícios.