TENA

Home Pavimento pélvico Incontinência A incontinência mista

A incontinência mista

Incontinência


0 13760

Tem perdas de urina quando espirra ou faz um esforço? Mas também sente uma vontade repentina de ir à casa de banho e tem a sensação de que não vai chegar a tempo? Então, padece de incontinência mista, uma combinação entre incontinência de esforço e incontinência de urgência.




Por vezes o enfraquecimento do pavimento pélvico, associado a outras causas, faz com que os dois tipos de incontinência existentes se combinem. É o que se denomina de incontinência mista: a combinação entre a incontinência de urgência e a incontinência de esforço. Neste caso, a mulher pode sentir uma brusca e repentina vontade de urinar que é incapaz de controlar até chegar à casa de banho, provocando fugas. Mas, paralelamente, também pode acontecer que ao fazer um esforço mínimo, como tossir ou rir, sofra pequenas perdas de urina.

Porque acontece isto?

Na maioria dos casos, a incontinência de urgência deve-se a uma bexiga hiperativa, que se contrai involuntariamente e pode provocar em qualquer momento (com uma alteração da postura ou ao ouvir um ruído de água…) o esvaziamento da bexiga. Por isso, a vontade de urinar é repentina e incontrolável e amiúde não nos permite chegar a tempo à casa de banho. São várias as causas que provocam este “esvaziamento” involuntário: certos medicamentos, tabaco, cafeína ou uma cirurgia vaginal.

Por outro lado, as perdas de esforço supõem que o nosso pavimento pélvico não é capaz de neutralizar a pressão abdominal que se gera quando fazemos alguma atividade física ou quando tossimos ou espirramos. Na maioria dos casos, a uretra não está bem fixa e a vagina está laxa e débil. Qualquer esforço faz com que a uretra desça e se abra. A perda de estrogénios na menopausa, na gravidez e no parto e as cirurgias vaginais são as possíveis causas deste problema.  

Se está nesta situação, é muito importante que um profissional faça uma avaliação do seu pavimento pélvico e que lhe indique o tipo de tratamento que melhor se ajuste a si. No caso da incontinência mista, normalmente são combinados os tratamentos que funcionam na incontinência de urgência e na de esforço. Fazer exercícios para reeducar o pavimento pélvico será sempre uma das primeiras recomendações dos especialistas para voltar a tonificar a musculatura pélvica.

De qualquer modo, se tiver perdas de urina, sugerimos que confie num produto adequado enquanto não soluciona o problema. Nem todos servem, assegure-se de que está a usar absorventes específicos para o PH e densidade da urina que a façam sentir segura e protegida.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
Centrada em si