TENA

Home Pavimento pélvico Incontinência Cistocele e problemas urinários

Cistocele e problemas urinários

Incontinência

0 1507

Este prolapso genital, um dos mais comuns, pode apresentar sintomas como incontinência urinária, infeções repetitivas ou, até mesmo, retenção urinária crónica, caso não seja tratado adequadamente.


cistocele é o prolapso da bexiga, quando esta desce através da parede anterior da vagina, porque o pavimento pélvico não cumpre a sua função de sustentação.

É muito frequente que as mulheres que tenham tido vários partos vaginais tenham uma cistocele de grau ligeiro a moderado que provoca uma certa sensação de barriga pesada ou pressão ao final do dia.

Os sintomas urinários provocados por este prolapso podem ser muito variados, mas todos estão associados a uma deslocação da bexiga da sua posição normal.

  1. Incontinência urinária de esforço devido à alteração do ângulo uretero-vesical.
  2. Irritação e aumento da necessidade de urinar com uma certa urgência. São mulheres que não têm perdas de urina, mas que precisam de ir à casa de banho mais de 8 ou 10 vezes por dia.
  3. “Síndrome obstrutivo”, que se caracteriza pela dificuldade em iniciar o jato urinário e manter a continuidade do fluxo urinário. Tem se a sensação de que não esvazia a bexiga completamente, urina lentamente e, por vezes, é necessário encontrar uma determinada posição para esvaziar a bexiga de todo. Estes casos que provocam obstrução urinária costumam ser cistoceles de maior gravidade e que já se estendem pela vagina.

Quando uma cistocele causa dificuldades ao urinar, é normal que esteja associada a infeções urinárias repetitivas porque o resíduo de urina que fica dentro da bexiga após a micção é um fator de risco para a infeção. Caso se encontre neste situação e tenha mais de três episódios de cistite por ano, consulte o seu especialista para que este lhe indique o tratamento mais adequado.

Infelizmente, continuam a existir muitas mulheres com cistoceles, que provocam obstrução urinária, que aguentam muito tempo sem ir ao médico. Por vezes, até apresentam “incontinência por regurgitação” na qual o resíduo acumulado de micções incompletas faz com que ao mínimo esforço e movimento sejam produzidas gotas continuamente sem que a mulher tenha vontade de urinar. A bexiga está quase sempre cheia e o inchaço é fisicamente visível (globo vesical).

Estamos perante um problema sério porque a retenção urinária crónica pode provocar insuficiência renal. Assim, se apresentar estes sintomas, não espere mais e consulte um profissional de saúde.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos o seu comentário