Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Pavimento pélvico Incontinência O que é a nictúria?
banner_MUESTRA

O que é a nictúria?

Incontinência

nictúria
0 12894

Acorda durante a noite porque tem vontade de urinar? Acontece-lhe mais do que uma vez por noite? Então é possível que sofra deste incómodo que altera o ritmo do seu sono e pode provocar perturbações psicológicas e sociais. Consulte o seu médico.


Partilhe com as suas amigas:

Durante a noite, o normal é que a quantidade de urina diminua e se concentre, e depois de 6 a 8 horas, quando nos levantamos, tenhamos que ir à casa de banho. Porém, muitas mulheres (e homens) sentem mais vezes necessidade de urinar, e inclusivamente produzem mais urina durante a noite do que durante o dia. Esta vontade de ir à casa de banho interrompe o sonho e com isso diminui a qualidade de vida, provocando importantes perturbações psicológicas e sociais: a pessoa que sofre de nictúria fica mais cansada, deprimida e irritável do que normalmente.

Este sintoma é muitas vezes associado ao envelhecimento (nas mulheres a partir da menopausa, sobretudo a partir dos 65 anos) e costuma estar relacionado com a incontinência urinária de urgência, a existência de prolapsos, doenças cardíacas e renais, ou diabetes.

Causas da nictúria:

  • Bexiga com capacidade reduzida para armazenar urina;
  • Poliúria noturna: produção excessiva de urina durante o sono;
  • Poliúria geral: associada a um problema renal ou cardíaco, que provoquem acumulação de líquidos;
  • Combinação de uma bexiga pequena e poliúria;
  • Consumo de certos fármacos (diuréticos…)

Se a vontade de urinar não lhe permite dormir uma noite completa e é uma ameaça para o seu bem-estar, consulte o seu médico, que avaliará o seu caso com um estudo urodinâmico, entre outras análises. Em qualquer caso, recomendamos-lhe que se sofre deste sintoma evite:

  • O consumo de cafeína e álcool;
  • Ingerir líquidos e alimentos com elevada percentagem de água antes de se deitar.

 

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário