Centrada em si
Home Pavimento pélvico Pavimento pélvico e saúde "Notei um caroço nos meus órgãos genitais"

mujer con prolapso

“Notei um caroço nos meus órgãos genitais” é uma das queixas das doentes que os ginecologistas referem com mais frequência. Muitas mulheres até vão à urgência assustadas por terem detetado de repente um caroço na vagina ao fazerem a sua higiene íntima ou por terem a sensação de um desconforto tipo “peso”.

Nesses casos não é de ficar alarmada porque não se trata de um tumor, mas sim de um prolapso ou hérnia dos órgãos pélvicos que estão a perder o seu suporte adequado dentro da pelve. Isto significa que o pavimento pélvico está a falhar e não consegue segurar os órgãos, que descem até “sair” pela vagina.

Por que é que isso acontece?

 O fator de risco mais importante é o parto. É nesse último momento, ao expulsar o feto, que se dá uma grande distensão dos músculos e do tecido conjuntivo de suporte do pavimento pélvico. Alguns fascículos destes músculos podem rasgar, provocando perdas de inervação (todos os músculos necessitam do estímulo de um nervo para contrair e relaxar) que os debilitam e fazem perder a sua tensão natural.

Quando o pavimento pélvico está a falhar e não consegue segurar os órgãos, estes descem até “sair” pela vagina.

Noutras situações, um bebé demasiado grande ou a necessidade de recorrer a instrumentos do tipo fórceps ou espátulas também podem danificar as estruturas do pavimento pélvico, fazendo com que a bexiga, o útero ou o reto percam o seu suporte e desçam a curto/médio prazo através da vagina.

O que é que deve fazer se se aperceber deste problema?

 Primeiro consulte o ginecologista para que avalie o tipo de prolapso e o seu grau ou intensidade. Em função disso, o especialista prescreverá o tratamento mais adequado, que pode ir de um programa de exercícios de reabilitação para fortalecer a musculatura até à cirurgia.

Um pavimento pélvico debilitado não só não será capaz de suportar os órgãos pélvicos como irá provocar frequentemente incontinência urinária. Se for esse o seu caso, lembre-se de que é importante confiar num produto adequado, que a faça sentir-se segura e protegida, como os pensos específicos da TENA, que foram concebidos para o pH e a densidade da urina. Obtenha aqui amostras grátis.

Fonte: centradaenti.es

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário