Principais causas do enfraquecimento do pavimento pélvico
Pavimento pélvico e saúde
O parto vaginal, alguns desportos, a obstipação ou a obesidade são fatores de risco que podem levar à incontinência. Fortalecer o nosso pavimento pélvico pode atenuar e até mesmo evitar esse problema.
Certamente que já ouviu falar da musculatura do pavimento pélvico e da importância de cuidar dele para prevenir problemas como a incontinência urinária ou os prolapsos. Mas sabe quais são os fatores que podem contribuir para o debilitar? Entender quais são pode ajudar-nos a minimizar os seus efeitos ou a evitar, através de programas específicos, que causem o seu enfraquecimento. Tome nota:
O parto vaginal é o principal fator de debilidade e lesão do períneo
- O parto vaginal: sem margem para dúvidas, é a principal causa de lesão dos músculos e ligamentos de suporte do pavimento pélvico. Dependendo de como a gravidez decorreu, do período de dilatação e da expulsão final do bebé, dele resultarão futuros incómodos e anomalias do funcionamento da bexiga, do reto e, naturalmente, da sexualidade.
Por exemplo, se teve um parto traumático (com instrumentos, episiotomia ou rasgões) ou partos múltiplos, terá mais probabilidades de o seu pavimento pélvico ter sofrido alguma lesão. É muito importante que o especialista avalie o seu pavimento pélvico após o parto.
- A obstipação crónica: o esforço ao defecar pode danificar o pavimento pélvico.
- Desportos de impacto: algumas práticas desportivas, como correr, causam um aumento repetitivo da pressão intra-abdominal.
- A obesidade: o excesso de peso está claramente relacionado com a debilidade dos tecidos de suporte da bexiga.
- Mulheres com doenças respiratórias crónicas e grandes fumadoras: os acessos de tosse repetidos e enérgicos também acabam por causar debilidade e deficiências anatómicas.
- Mulheres que foram submetidas a cirurgia ginecológica ou a tratamentos agressivos, como por exemplo radioterapia de tumores pélvicos, podem sofrer a posteriori alterações da estrutura do pavimento pélvico.
Prevenir o enfraquecimento do pavimento pélvico
Alguns destes fatores podem ser tratados e mitigados para não acabarem por nos afetar negativamente. Como deve atuar para evitar esse problema?
- Manter hábitos de vida saudáveis.
- Praticar exercícios destinados a fortalecer o pavimento pélvico quando ocorrer alguma destas circunstâncias e em especial durante a gravidez e o pós-parto.
- Pedir uma avaliação do pavimento pélvico para verificar em que estado se encontra esta musculatura.
Se o seu pavimento pélvico está debilitado e tem incontinência urinária, mesmo que seja leve, lembre-se que é importante sentir-se segura e protegida, e para tal deve confiar em pensos concebidos especificamente para as características da urina, como os da gama TENA, desenhados para o pH e a densidade da urina. Obtenha aqui amostras grátis.
Fonte: centradaenti.es