Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Menopausa Falsos mitos sobre a menopausa
banner_MUESTRA

Falsos mitos sobre a menopausa

Menopausa

mitos sobre a menopausa
0 16678

Desmontamos várias ideias preconcebidas que alguns meios de comunicação continuam a perpetuar sobre esta etapa da vida da mulher e que não são de todo corretas.


Partilhe com as suas amigas:

Socialmente, a menopausa está ligada a uma série de mudanças “negativas” no corpo e no estilo de vida das mulheres, que fazem com que estas enfrentem esta etapa com medo, e em muitos casos, com uma perspectiva negativa. Mas nas últimas décadas ocorreu uma importante evolução neste aspecto, e a realidade já não está relacionada com os mitos socialmente difundidos e a que estamos expostas. Por isso é importante confrontar estes mitos negativos com a realidade.

Acompanhe-nos neste breve apanhado de ideias falsas que alguns meios de comunicação continuam a perpetuar no presente:

As mulheres menopáusicas são umas histéricas

A entrada na menopausa implica uma diminuição do nível de estrogénio e, como se sabe, o estrogénio, entre outras funções, é um antidepressivo natural. Estas alterações hormonais, que podem ocorrer já na pré-menopausa, fazem com que muitas mulheres experimentem alterações de humor acompanhadas de irritabilidade, choro fácil e inclusivamente depressão. O facto de estas alterações hormonais afetarem o estado de espírito não é algo exclusivo da menopausa, o mesmo ocorre a muitas mulheres que mentruam, o conhecido síndrome pré-menstrual, e a outras depois do parto, a tão falada depressão pós-parto. Hoje em dia estão disponíveis as Terapias Hormonais de Substituição (THS) que podem suprimir as carências destas hormonas e ajudá-la a manter o mesmo estilo de vida que mantinha antes destes efeitos secundários. Recomendamos-lhe que consulte o seu médico.

As mulheres engordam na menopausa

As alterações hormonais e metabólicas próprias desta idade tendem a produzir um aumento de peso e uma mudança na distribuição da gordura corporal. Porém, hoje em dia as mulheres chegam aos 45 ou 50 anos em excelente forma física, adotando estilos de vida saudáveis, com alimentação adequada e prática de exercício físico. Tudo isto deita por terra o mito de que as mulheres menopáusicas são gordas.

A menopausa é uma doença provocada por falta de hormonas

É certo que a menopausa atua como fator de risco para muitas doenças, mas hoje em dia há muitos avanços para o controlo e prevenção. Assim, visitar regularmente o nosso médico assume vital importância para termos à nossa disposição os múltiplos tratamentos existentes nesta etapa. Tudo isto ajuda a desmentir o mito de que as mulheres menopáusicas estão doentes.

As mulheres menopáusicas não têm relações sexuais

Frente a esta falsa crença é necessário efetuar uma importante distinção, a entrada na menopausa significa o fim da etapa reprodutiva, mas não tem nada a ver com a possibilidade ou o desejo de manter relações sexuais. Ainda que seja certo que possa ocorrer uma diminuição da libido e uma resposta de secura vaginal, existem tratamentos para ambas.

O nosso grande conselho é ter em mente que o erotismo é o verdadeiro protagonista, que tem que ser cultivado, e este está no nosso cérebro, o órgão sexual por excelência. A verdade é que a nossa sexualidade não acaba com a menopausa, continua a enriquecer-se com as nossas próprias experiências sexuais mas agora sem o medo de engravidar, apresentando-nos a uma nova etapa de que desfrutamos livremente.

Devemos enfrentar a menopausa com uma perspectiva positiva:

  • Algumas mudanças e expressões podem tornar as mulheres mais atrativas pelo simples facto de se sentirem bem consigo mesmas.
  • Apostar na ideia de que a menopausa não modifica de forma alguma a nossa sexualidade excepto o facto da função reprodutiva ter acabado, e que devemos desfrutar dos nossos sentidos, e para nos conhecermos melhor.
  • Se os nossos pensamentos e atitudes forem positivos darão grande significado à nossa experiência enquanto mulheres.

Pode também interessar-lhe...

  • Cuide melhor do seu cabelo a partir da menopausaCuide melhor do seu cabelo a partir da menopausa Nesta etapa o cabelo pode ficar mais quebradiço e debilitado. A alimentação, o exercício físico e os cuidados específicos podem ajudar-nos […]
  • Porque engordamos na menopausa?Porque engordamos na menopausa? Muitas mulheres tendem a ganhar peso quando o seu corpo deixa de produzir estrogénios. As alterações que acompanham esta perda hormonal […]
  • Prepare-se para a menopausaPrepare-se para a menopausa Antes de entrar na menopausa tenha um cuidado especial em manter o seu pavimento pélvico na melhor forma para evitar problemas; não falte […]
  • A importância dos cuidados íntimosA importância dos cuidados íntimos As mudanças da menopausa também afetam a nossa zona vaginal, causando problemas como comichão, dor e dificuldades nas relações sexuais. […]
Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário