A alteração hormonal induz um relaxamento da musculatura pélvica bem como mudanças na estrutura do tecido conjuntivo que a suporta. Perante este processo natural, no qual o pavimento pélvico se torna mais elástico, devemos conhecer e prevenir outros fatores que podem acrescentar uma sobrecarga sobre esta musculatura, provocando um enfraquecimento maior ou mesmo dano no pavimento pélvico.
Excesso de peso: segundo a Sociedade Espanhol de Ginecologia e Obstetrícia, o aumento de peso normal na grávida deve andar à volta dos 11 a 12 quilos. No entanto, se no início da gravidez houver já excesso de peso, este deveria diminuir aproximadamente sete quilos. O aumento exagerado de peso está relacionado com uma maior probabilidade de desenvolver incontinência urinária e fecal.
Obstipação: o trânsito intestinal em todas as grávidas fica mais diminuído e, perante a tendência normal para a obstipação, a mulher deve adotar medias higiénico-dietéticas que minimizem esta situação, porque a situação está diretamente relacionada com o prolapso de órgãos pélvicos.
Idade: é uma realidade que as mulheres portuguesas tendem progressivamente a ter o seu primeiro e, muitas vezes único filho, já perto dos 40 anos. Infelizmente, a idade mais avançada faz como que as possibilidades de se desenvolver patologias do pavimento pélvico aumentem.
Se em algum momento (ao rir, tossir ou espirrar…) tiver algumas perdas de urina, isto é um sinal de que o seu pavimento pélvico está debilitado. Neste caso, será conveniente fazer exercícios que possam ajudá-la a fortalecer a musculatura pélvica durante a gravidez. Mas, claro, consultando sempre previamente o seu obstetra ou ginecologista para que possa melhor avaliar a situação e recomendar o que mais se aqueda ao seu caso concreto.
Depois do parto deverá também fazer uma avaliação do estado do seu pavimento pélvico a fim de recuperar corretamente a sua tonificação muscular.
Entretanto, se for o seu caso e durante os meses de gravidez sofrer pequenas perdas de urina, recomendamos-lhe que utilize protetores especialmente concebidos para a incontinência, pois vão ajudá-la a sentir-se segura e fresca ao longo do dia com a máxima descrição. Uma boa sugestão são os produtos TENA Discreet. Quer experimentar? Pode pedir aqui uma amostra gratuita.