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Adeus obstipação

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Costuma ter problemas para ir à casa de banho? Quando vai, sente desconforto? Sabe que a obstipação debilita o pavimento pélvico? É muito importante regular o trânsito intestinal. Apresentamos-lhe alguns aspetos a ter em conta.


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Sabia que quase um terço da população sofre de perturbações do trânsito intestinal? No caso das mulheres, a obstipação crónica, que costuma somar-se a outros fatores como a gravidez ou a menopausa, provoca o enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico.

Existem algumas dificuldades em saber o que é a obstipação. Podemos defini-la como uma situação em que a frequência de defecação é inferior a três vezes por semana ou, quando existe muito desconforto ao defecar, as fezes são muito duras ou fica-se com a sensação de não ter evacuado completamente. A obstipação pode estar associada a outros sintomas, tais como cefaleias, falta de apetite, fadiga ou irritabilidade.

A obstipação é uma das causas de enfraquecimento do pavimento pélvico devido à tensão direta e permanente sobre esta musculatura

Como já sabemos, o ritmo de evacuação normal pode ser alterado por diversos fatores: a presença de algumas doenças, a ingestão de certos fármacos, o stress, a falta de atividade física ou alguns fatores dietéticos, devido principalmente a maus hábitos alimentares diários, como escassez de fibras, etc. É por isso que devemos prevenir e tratar a obstipação crónica. Vejamos cinco medidas essenciais a ter em conta.

  1. Fibras
    Incluídas nos cereais integrais, na fruta e nos legumes, ajudam a formar fezes mais suaves e volumosas. Deve-se aumentar o seu consumo sempre de forma progressiva, para habituar o organismo e evitar problemas como gases ou sensação de inchaço. Se consome suplementos de fibras deve perguntar ao seu médico ou farmacêutico quais são os mais adequados para si.
  2. Água
    A desidratação pode ser uma causa de obstipação. Beba entre 2 e 3 litros de líquidos por dia, especialmente se a sua alimentação for rica em fibras ou se praticar habitualmente uma atividade física. Ingira água ou sumos, caldos, infusões e bebidas refrescantes.
  3. Exercício
    Praticar alguma forma de exercício físico, durante cerca de 20 a 30 minutos por dia, ajuda a regular o seu sistema digestivo. Comece por atividades leves, tais como caminhar, nadar ou dançar. Escolha sempre a atividade que mais lhe agradar.
  4. Rotina
    É importante ter o cuidado de ir à casa de banho quando sentir necessidade de evacuar. Não adie em nenhuma circunstância.
  5. Laxantes
    Só deve tomar laxantes por indicação médica.

Estes conselhos, além de ajudarem a evitar a obstipação, influenciam positivamente o estado do seu pavimento pélvico e, como é natural, o seu estado geral de saúde, fazendo-a sentir-se mais saudável e ativa.

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