Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Saúde Dieta Algas, as verduras do mar
banner_MUESTRA

Algas, as verduras do mar

Dieta

algas1
0 3177

Até há pouco tempo desconhecidas na culinária ocidental, as algas têm múltiplas propriedades saudáveis para o organismo. Descubra os seus benefícios e atreva-se a introduzi-las na sua dieta.


Partilhe com as suas amigas:

As algas despertam grande interesse por serem um alimento com importante valor nutricional. Isto deve-se ao seu baixo teor em calorias e gorduras, e à sua elevada concentração de minerais, vitaminas, proteínas e fibra. Estas propriedades convertem-nas num alimento indicado para integrar dietas de emagrecimento ou para melhorar problemas e obstipação.

Quais são as algas que podemos consumir?

  • Nori: são normalmente utilizadas para envolver o sushi (arroz, peixe cru e verduras). A alga nori têm tanta vitamina A como a cenoura e a mesma quantidade de proteínas que um bife magro de vaca.
    Se não é fã de sushi, pode consumi-la em flocos, polvilhando saladas, arrozes ou sopas.
  • Kombu: tem a capacidade de ‘amaciar’ outros alimentos com os quais é cozinhada, pelo que pode ser adicionado a cereais ou legumes, acelerando a sua cozedura e prevenindo flatulências associadas a este tipo de alimentos. É uma das algas mais ricas em iodo e tem propriedades depurativas. E ainda, regula os níveis de açúcar no sangue, ajuda a digestão e regula o colesterol.
    Normalmente encontramo-la desidratada. Para utilizá-la, basta colocá-la de molho, durante 45 minutos ou fervê-la durante meia hora. Fervida pode servir de acompanhamento para pratos de carne ou peixe. Podemos ainda triturá-la e usá-la como tempero em saladas, uma vez que é um excelente substituto do sal.
  • Wakame: tem um elevado teor de sódio, em cálcio e magnésio. Como contém altas concentrações de ferro e ácido fólico, o seu consumo é indicado durante a menstruação ou para combater a anemia. Se está grávida, consulte o seu ginecologista sobre a integração de algas na sua dieta.

A alga wakame é indicada para dietas de emagrecimento pelo seu efeito saciante e depurativo, ajudando a controlar a fome e a ansiedade. Se pratica desporto, esta alga repõe os sais minerais e ajuda a hidratar o seu corpo. É também energizante, pelo que favorece o rendimento desportivo.

É recomendável consumi-la crua em saladas mas também é muito saborosa cozida e incorporada em sopas ou como acompanhamento de pratos de peixe ou frango.

  • Hijiki: esta alga, graças ao seu elevado teor de ferro, previne a anemia. A quantidade de vitamina A que contém faz com que seja benéfica para a visão, previna o envelhecimento da pele e a proteja das agressões externas, como o sol. Esta é provavelmente a alga que tem o sabor mais marcado. Deve demolhá-la em água fria durante 20 minutos e cozê-la outros 20 minutos. Pode consumir-se salteada com verduras, frango ou tofu, ou em saladas.
  • Alface do mar: também conhecida como ulva, esta alga tem um grande poder antioxidante, bem como ácidos gordos Ómega 3 e proteínas. Tem 50 vezes mais ferro do que os espinafres e 10 vezes mais vitamina C do que as laranjas. Pode consumi-la fervida e assada, em saladas. Pode também consumir-se crua, mas pode ser algo dura.
  • Espirulina: é uma microalga muito rica em proteínas, vitamina E e B12, ferro e selénio. É saciante e depurativa, e costuma ser comercializada em cápsulas, como complemento nutricional.

Atenção: se é hipertensa ou tem problemas de tiroide, recomendamos-lhe que consulte o seu médico para clarificar se pode incluir algas na sua dieta, uma vez que em geral, têm um alto teor de sódio e iodo. Deverá também consultar o seu médico se está grávida ou antes de introduzi-las na alimentação das crianças uma vez que, à semelhança do que acontece com alguns tipos de peixe, podem conter metais pesados.

Pode também interessar-lhe...

  • Uma cerveja? Sim, obrigada!Uma cerveja? Sim, obrigada! Um dos mitos mais difundidos na nossa sociedade é que a cerveja engorda. Mas a boa notícia é que, quando consumida com moderação, não só […]
  • Adeus obstipaçãoAdeus obstipação Costuma ter problemas para ir à casa de banho? Quando vai, sente desconforto? Sabe que a obstipação debilita o pavimento pélvico? É […]
  • Alimentos que embelezamAlimentos que embelezam A expressão “somos o que comemos” não pode ser mais adequada quando falamos de manter uma pele saudável, limpa e rejuvenescida. Alguns […]
  • Cuide da sua alimentação durante a gravidezCuide da sua alimentação durante a gravidez Está grávida e preocupa-se com a sua dieta? Fixe esta palavra: equilíbrio. Coma o que lhe apetecer mas sem excessos. Lembre-se de que […]
Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário