Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Saúde Dieta Uma cerveja? Sim, obrigada!
banner_MUESTRA

Uma cerveja? Sim, obrigada!

Dieta

cerveja-700x467
0 3638

Um dos mitos mais difundidos na nossa sociedade é que a cerveja engorda. Mas a boa notícia é que, quando consumida com moderação, não só não engorda, como é diurética e é benéfica para o organismo.


Partilhe com as suas amigas:

A Associação Portuguesa de Dietistas inclui na pirâmide alimentar as bebidas fermentadas de baixo grau alcoólico, como a sidra, o vinho ou a cerveja, sempre e quando se consumam de forma moderada e durante as refeições.

Esta bebida refrescante, que normalmente associamos a algo proibido para as mulheres que querem manter a linha, é especialmente indicada durante a menopausa, uma vez que é nesta etapa da vida que aumenta o risco de sofrer de osteoporose, problemas cardiovasculares e hipertensão.

Porque é que a cerveja é benéfica durante a menopausa?

Os quatro ingredientes principais da cerveja (o malte, o lúpulo, a água e a levedura) têm muitas propriedades benéficas para a saúde, especialmente durante a menopausa:

  1. Propriedades antioxidantes: presentes no lúpulo e no malte, ajudam a prevenir doenças como a arteriosclerose ou o cancro. As cervejas pretas e com frutos vermelhos são especialmente ricas em antioxidantes.
  2. Atividade estrogénica: devido à presença de fitoestrogénios, que pela sua ação sobre os receptores de estrogénios, ajudam a aumentar a massa óssea, prevenindo o aparecimento de osteoporose.
  3. Ação digestiva: a cerveja promove a secreção de sucos gástricos e facilita a digestão.
  4. Previne a obstipação: um consumo moderado de cerveja contribui para uma ingestão correta de fibra de alta qualidade nutricional, o que previne a obstipação e o cancro do cólon.

Além de todas estas propriedades, a cerveja, quando ingerida em quantidades moderadas (cerca de 250ml por dia), fornece vitaminas do grupo B, ácido fólico, regula o colesterol e ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

Pode também interessar-lhe...

  • Cozinhe a vapor e mantenha-se em formaCozinhe a vapor e mantenha-se em forma Quando chega a menopausa, temos que repensar o que comemos, e como e quanto comemos. As alterações hormonais podem fazer com que […]
  • Vicie-se em frutos secos!Vicie-se em frutos secos! Afastados de muitas dietas pela sua elevada concentração em gorduras, os frutos secos consumidos com moderação não só ajudam a emagrecer, […]
  • Come por ansiedade? Mude de mentalidadeCome por ansiedade? Mude de mentalidade Sofre de stress ou ansiedade? Comece por alimentar-se corretamente. Comer de forma saudável melhora o nosso estado de ânimo, qualidade de […]
  • Desfrute das férias… Sem engordar!Desfrute das férias… Sem engordar! Chegam as férias e os eventos sociais multiplicam-se. Nestes eventos socais, temos disponíveis muitas tentações para cometer excessos que […]
Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário