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Aposte pela dieta mediterrânica

Dieta


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Quer ter um corpo saudável e mantê-lo? A resposta é mais fácil do que imagina: dieta mediterrânica. Combine esta dieta com exercício diário e o seu corpo vai agradecer.




Hoje em dia é habitual identificar a dieta mediterrânica com a saúde. Todos os dias são salientados os efeitos benéficos que o consumo de alguns alimentos oferecem ao organismo. A nossa pele, o sistema imunitário, a flora intestinal e o nosso estado geral de saúde sairão beneficiados se incluirmos alguns desses produtos na nossa alimentação.

O modelo mediterrânico tornou-se no mundo numa referência da alimentação saudável e muitos estudos têm certificado os seus benefícios para a saúde. Os frutos secos, o vinho, a cerveja, os produtos lácteos, o peixe azul, os legumes e o azeite são alimentos com propriedades que favorecem a saúde e contribuem para a melhoria da nossa qualidade de vida.

As caraterísticas principais da alimentação mediterrânica são:

  • Um alto consumo de produtos vegetais (frutas, legumes, leguminosas, frutos secos), pão e outros cereais (sendo o trigo o alimento base).
  • O uso de azeite como gordura principal.
  • O consumo regular de vinho em quantidades moderadas.

Se quiser tirar partido desta dieta, não duvide em incluir estes produtos na sua cesta de compras e seguir os seguintes conselhos:

  • Alimentos de origem vegetal: frutas, verduras, pão, massa, arroz, cereais, legumes e batatas, de forma abundante.
  • Frutos secos, mel e azeitonas com moderação.
  • Vinho durante as refeições com moderação e preferencialmente tinto.
  • Carne vermelha  várias vezes ao mês.
  • Consuma diariamente uma quantidade moderada de queijo e iogurte e de peixe, preferentemente azul, aves e ovos.
  • Use ervas aromáticas em vez de sal.
  • Utilize azeite como gordura principal, tanto para fritar como para temperar.

E claro, procure ajustar as doses às suas necessidades calóricas, tendo em conta a atividade física que realiza.

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