Centrada em si
Home Saúde Dieta Cozinhe a vapor e mantenha-se em forma

vapor
Foto: istock.com / 58shadows

Parece inevitável, chega a menopausa e o nosso corpo tende a engordar: necessitamos ingerir menos calorias (algo de que nem sempre somos conscientes), fazemos retenção de líquidos, sentimo-nos mais stressadas e ansiosas, e a balança pode assustar-nos. Para fazer frente a esta situação, além de exercício, devemos mudar a forma como encaramos a comida.

Como garantir que fazemos uma alimentação saudável? Acostume-se a novas rotinas. Procure fórmulas que a ajudem a ingerir menos calorias, como cozinhar a vapor. A cozedura de alimentos ao vapor é uma técnica milenar procedente do Oriente, e até há pouco tempo desconhecida para nós, que acarreta mais benefícios do que assar ou fritar.

Este tipo de cozedura converteu-se numa tendência gastronómica, porque conserva os nutrientes dos alimentos, ressaltando as suas propriedades nutritivas, conservando as vitaminas e minerais. A digestão é mais rápida, pelo que nos vamos sentir menos inchadas e pesadas ao consumir alimentos elaborados desta forma.

Os benefícios são muitos:

  • Os alimentos mantêm toda a sua cor e sabor, e o mais importante, as suas qualidades nutritivas.
  • Dispensa a utilização de gorduras. Só depende do vapor de água.
  • Pode cozinhar-se qualquer tipo de alimento, confeccionar-se tanto legumes, como peixe ou carne.
  • Os alimentos ficam muito suculentos.
  • É uma técnica de cozinha equilibrada e barata.

Se queremos cozinhar ao vapor há uma condição imprescindível que os alimentos têm que cumprir: ser muito frescos. Para que os pratos fiquem deliciosos, o sabor deve partir da frescura do produto. Só necessita de água, que ao alcançar temperaturas muito elevadas converte-se em vapor e coze os alimentos de forma fácil e rápida. Adicionar-lhe especiarias também vai proporcionar sabor extra de sabores e aromas.

O que é preciso para cozinhar a vapor?

Estão disponíveis múltiplos utensílios modernos e práticos. Podemos optar por uma panela a vapor tradicional, tendo em conta que a tampa deve evitar que o vapor condensado caia sobre os alimentos. Os asiáticos utilizam tradicionalmente um cesto de bambu que proporciona um vapor mais suave, adaptado à medida da panela ou do wok que vamos utilizar. Se não nos sentimos cómodas com este utensílio, podemos optar por um de silicone. Existem inclusivamente utensílios que nos permitem cozinhar a vapor no microndas.

Se tem uma Bimby ou similar, está com sorte, porque estas estão preparadas para efetuar este tipo de cozedura. Existem ainda fornos a vapor que saíram das cozinhas profissionais para as domésticas.

Agora que já conhece todas as vantagens deste tipo de cozedura, de que está à espera para começar a desfrutar de todos os seus benefícios?

 

 

Pode também interessar-lhe...

  • Uma cerveja? Sim, obrigada!Uma cerveja? Sim, obrigada! Um dos mitos mais difundidos na nossa sociedade é que a cerveja engorda. Mas a boa notícia é que, quando consumida com moderação, não só […]
  • Come por ansiedade? Mude de mentalidadeCome por ansiedade? Mude de mentalidade Sofre de stress ou ansiedade? Comece por alimentar-se corretamente. Comer de forma saudável melhora o nosso estado de ânimo, qualidade de […]
  • Desfrute das férias… Sem engordar!Desfrute das férias… Sem engordar! Chegam as férias e os eventos sociais multiplicam-se. Nestes eventos socais, temos disponíveis muitas tentações para cometer excessos que […]
  • Como é que a menopausa nos muda fisicamente?Como é que a menopausa nos muda fisicamente? Prepare-se para as modificações que o seu corpo vai sofrer com a chegada da menopausa. Só estando informada e compreendendo o que se passa […]
Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário