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Desfrute das férias… Sem engordar!

Dieta

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Chegam as férias e os eventos sociais multiplicam-se. Nestes eventos socais, temos disponíveis muitas tentações para cometer excessos que podem pôr em perigo a sua dieta e rotina. Não se preocupe. Damos-lhe alguns conselhos para que continue a cuidar de si sem ter que renunciar a nada.


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Bom tempo, férias, esplanadas cheias de gente, fazemos vários planos com amigos e familia: umas cervejinhas ao final da tarde, aperitivos, churrascos… Quer manter a sua alimentação o mais saudável possível e por isso quase pondera ficar em casa e renunciar à vida social, porque sabe que é muito difícil fazer as escolhas corretas com tantas tentações à sua frente. Damos-lhe várias indicações para que possa manter uma dieta sã e equilibrada sem ter que renunciar à sua vida social:

  • Se Maomé não pode ir à montanha… Convide os amigos para virem à sua casa. Assim é você que decide o que vão comer, e pode evitar tentações. Misture receitas novas com as de sempre: um gaspacho de melancia de entrada e para prato principal frango assado ou peixe no forno, e uma salada temperada com molho de limão e mostarda. Os seus convidados vão deliciar-se e nem se vão aperceber que lhes está a servir uma refeição baixa em calorias. E para beber pode preparar mojitos sem álcool: água com gás, limão, folhas de hortelã e muito gelo. É certo que a sua bebida refrescante será do agrado de muitos .
  • E se nos encontramos fora de casa? Nas esplanadas e bares multiplicam-se ofertas sedutoras e reduzem-se as alternativas light, mas nada é impossível. Peça uns mexilhões ao vapor ou uma salada de tomate com atum, por exemplo.
  • O que peço para beber? Nos bares e restaurantes as opções disponíveis de bebidas saudáveis reduzem-se drasticamente, fora água. Os refrigerantes light contêm alto teor de adoçantes que podem “enganar” o metabolismo, e como têm gás, fazem com que o adbómen inche. Os sumos engarrafados também são pouco indicados porque têm elevado conteúdo de açúcar. E deve evitar o álcool. Frente a este cenário, damos-lhe a chave: moderação. Peça o que quiser, mas saboreie, não beba demasiado rápido. Se tem muita sede, é preferível beber primeiro uma água e depois uma cerveja pequena, um copo de vinho ou um refresco. Se não quer sair da dieta, peça um chá com gelo e limão.
  • Permita-se um capricho um dia por semana. Pode fazer uma refeição livre por semana sem grandes excessos. Coma o que lhe apetece, mastigando e saboreando, e opte por um prato mais pequeno, de sobremesa, por exemplo.
  • Sem obsessões. Em qualquer caso, o mais importante é não ficar obcecada. Se estiver num estado permanente de ansiedade, corre o risco de comer compulsivamente. É preferível cometer um pequeno “pecado” de vez em quando.
  • Pratique exercício físico. Aproveite o tempo livre para fazer caminhadas, nadar ou andar de bicicleta. Estas são formas divertidas e saudáveis para “queimar” os pequenos excessos que possa ter cometido. Não se esqueça do seu pavimento pélvico na piscina.

Não renuncie à sua vida social só porque está a cuidar de si. Existem alternativas que vão fazer com que não sinta que se está a privar do que seja. E se ainda assim não consegue resistir à tentação, deixe-se levar, mas com moderação. E depois tente compensar essa noite ou no dia seguinte fazendo refeições mais ligeiras. Aproveite o verão!

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