TENA

Centrada em si > Saúde > Dieta > Os melhores alimentos para combater a astenia primaveril
Home Brilhe na primavera com TENA Os melhores alimentos para combater a astenia primaveril

Os melhores alimentos para combater a astenia primaveril

Brilhe na primavera com TENA


0 10721

A astenia primaveril pode provocar alterações no nosso estado de espírito. Contudo, devemos recordar que há certos alimentos que podem ajudar-nos a enfrentá-la para usufruirmos da primavera em pleno.




Com a chegada da primavera chega também a temida asteniaDesordens emocionais, alterações de humor, irascibilidade, cansaço… Sintomas que nos afetam ainda mais se estivermos na menopausa ou pós-menopausa. Mas não se esqueça: nesta batalha, os alimentos podem ser nossos aliados.

Não se trata apenas de fugir do café e das bebidas estimulantes, que apenas nos dão uma sensação transitória e ilusória de reativação, mas sobretudo de recorrer a alimentos que proporcionam energia e nos ajudam revitalizar o corpo e a mente para cumprirmos os objetivos da jornada.

Estes são alguns dos melhores alimentos para combater a astenia primaveril:

1. Melancia, um hidratante muito poderoso

O que é: um fruto rico em água e açúcares naturais.

Porquê: nem sempre bebemos a água que precisamos para manter o organismo hidratado e com energia. E devemos saber que a melancia é composta por 90% de água.

Como: para variar, prove cortar a melancia aos pedacinhos e passá-los na batedeira, juntando um pouco de água se for necessário para suavizar a sua textura. Obterá um sumo de melancia espetacular. E se adicionar uma folhinhas de menta, ficará inesquecível.

2. Peixe azul, saciante e fácil de digerir

O que é: fonte de ácidos gordos saudáveis.

Porquê: há alimentos, como a carne vermelha, que consomem muita energia para serem digeridos, algo que provoca cansaço e peso no estômago depois da refeições. Mas a proteína magra, como a que se encontra no peixe azul, é fácil de digerir e ajudará a sentirmo-nos cheias de energia e de bom humor.

Como: prepare-o na grelha ou no forno porque se digere mais rapidamente do que frito ou com molhos.

3. Batatas-doces, fonte de carboidratos e potássio

O que é: um tubérculo originário da América Central com uma enorme riqueza nutricional.

Porquê: não tem apenas muitos carboidratos ricos em fibras, mas também muito potássio. Equilibra os nossos eletrólitos, reduz a pressão arterial, ajuda-nos a relaxar e mitiga o cansaço.

Como: prepare-as no forno com um pouco de orégãos, azeite e sal. Simplesmente irresistíveis.

4. Ovos, proteínas para os seus músculos

O que é: um alimento barato, saboroso e versátil.

Porquê: são uma excelente fonte de proteínas que ajudam a manter a energia e a fortalecer os músculos.

Como: junte o ovo passado por água numa torrada integral para jantar. Vai predispormo-nos para um bom descanso.

5. Nozes, o revitalizante mágico

O que é: um fruto seco que é um superalimento.

Porquê: contém altos níveis de proteína e fibra, bem como alguns dos eletrólitos que podemos perder ao fazer exercício. Se aproveitar a chegada do bom tempo para recuperar a forma física, não se esqueça de ter nozes à  mão.

Como: para recuperar forças, junte nozes à massa, o que pode ser um cocktail imbatível. Experimente fazer esparguete com nozes e cogumelos. Uma refeição ideal para toda a família.

6. Sementes de chia, uma opção muito versátil

O que é: o superalimento estrela do ómega-3 vegetal.

Porquê: uma colher destas sementes pequeninas oferece muita fibra e proteínas, além de ácidos gordos ómega-3 que combatem a inflamação dos músculos.

Comosão ótimas em qualquer momento, tanto ao pequeno-almoço, como ao almoço, lanche ou jantar. Pode fazer uma refeição simples com sementes de chia, combinando-as com leite de aveia e fruta, ou juntando-as a um iogurte, a batidos ou saladas.

7. Aveia, uma escolha excelente para o pequeno-almoço

O que é: um alimento fantástico para começar bem o dia.

Porquê: sacia e oferecer-nos energia suficiente até ao almoço, pois está repleto de proteínas, vitamina B e magnésio. Enche e não engorda.

Como: numa tijela, ponha quatro colheres de aveia, adicione iogurte grego e alegre-o com os toppings que mais aprecia. Um pequeno-almoço vencedor.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
Centrada em si