TENA

Centrada em si > Brilhe na primavera com TENA > Falemos da astenia primaveril
Home Brilhe na primavera com TENA Falemos da astenia primaveril

Falemos da astenia primaveril

Brilhe na primavera com TENA


0 6943

Apatia? Perda de apetite? Mau humor? Tristeza sem motivo aparente? Não há dúvida: está com astenia primaveril. Mas deve saber que é algo completamente normal e só precisa de se mexer mais para a combater.




Quase metade da população sofre da temida asteniaDura em média à volta de três semanas e a origem está no hipotálamo, uma glândula localizada no cérebro que regula coisas como a temperatura, a sede, o apetite, o sono e a vigília. Altera-se com a mudança da hora, a luz e sobretudo o clima.

Levar uma vida saudável é a base para fortalecer o nosso organismo e as suas defesas, evitando assim que fatores externos minem a nossa energia física e mental. Deixamos-lhe aqui vários conselhos para combater a temida astenia primaveril:

1. Faça uma dieta saudável, equilibrada e variada

Alimentar-se bem é fazer uma dieta saudável rica em vitaminas e minerais. As apostas seguras são a fruta e os legumes combinados com arroz, massa, leguminosas e batatas.

E não se esqueça daqueles alimentos que favorecem a produção de serotonina, a chamada hormona da felicidade que tanta falta nos faz na menopausa e pós-menopausa. Vai encontrar esta hormona nos cereais integrais, no azeite, no peixe azul ou nos frutos secos, por exemplo.

2. Mantenha o corpo hidratado

A melhor forma de manter o corpo hidratado é ingerindo cerca de dois litros de água por dia. Também pode optar por infusões e sumos de frutas naturais. Estes últimos com mais moderação por causa do teor de açúcares.

A boa hidratação estimula o bem-estar cerebral, melhorando o estado de espírito e reduzindo os momentos de mau humor e os problemas de concentração.

3. Evite o álcool

Claro que nesta época do ano até pode apetecer uma cervejinha fresca, mas o excesso de álcool causa sensação de sono e prejudica a agilidade física e mental. Além disso, ao prejudicar o sistema cardiovascular, também diminui a oxigenação celular e especialmente a cerebral.

4. Procure dormir bem

É verdade que uma desordem hormonal afeta sempre o sono. E o contrário também é verdade, mas dormir mal deixa-nos de mau humor e mais irascíveis.

Procure dormir melhor com uma boa higiene do sono: deitar-se sempre à mesma hora, jantares leves, escuridão, deixar de lado o telemóvel uma hora antes de ir para a cama, exercícios de respiração antes do descanso…

5. Leve um ritmo de vida ordenado

As rotinas são fundamentais e saudáveis. O nosso corpo adora! Isto porque os hábitos fixos criam uma harmonia especial, tanto física como mental, que nos ajuda a relaxar melhor. Mantenha um horário fixo para se deitar e acordar. Ou para comer e fazer exercício.

6. Reduza o café e os estimulantes

Cuide do seu cérebro e dos seus estados de ansiedade. Comece por reduzir durante um tempo a ingestão de café e de outros estimulantes. 

Proporcionam uma falsa sensação de vigor que rapidamente deriva em sonolência e apatia. Além de que sempre nos fazem querer mais e mais…

7. Faça mais exercício

Aproveite o bom tempo para fazer exercícioMesmo só 30 minutos por dia – um simples passeio ou algo mais –será já suficiente para libertar dopamina e serotonina, hormonas relacionadas com a felicidade e com a sensação de saciedade. Acompanhe o exercício com música para relaxar a mente ou passeie com alguma companhia.

8. Elimine os bolos industriais e processados

Neste momento já todo o mundo deveria saber que os bolos industriais e os processados fazem mal a tudo. E muito mais ainda em tempos de astenia primaveril. Isto dá-se por causa da combinação de açúcares, gorduras e farinhas refinadas que provocam uma sensação de cansaço e peso generalizado, potenciando ainda mais a falta de energia associada a esta época do ano.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
Centrada em si