Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Saúde Dieta É feliz, sexy, viva…? A sua dieta pode ajudá-la
banner_MUESTRA

É feliz, sexy, viva…? A sua dieta pode ajudá-la

Dieta

sexy
0 1815

Os estudos demonstram cada vez mais que somos o que comemos: os componentes dos alimentos podem inclusive melhorar o nosso estado de ânimo. Anote estes truques para que a sua dieta diária seja divertida, variada e saudável. Como você!


Partilhe com as suas amigas:

A conexão entre o que comemos e as emoções que experimentamos não é nova, apesar dos especialistas estarem a dar atualmente relevância a este aspeto da nossa nutrição. Niklas Eksted, coautor de um livro sobre o assunto, explica que “o intestino grosso é como um tanque onde está a fermentar o que contém. Isto produz hormonas e substâncias que controlam as nossas emoções”. E acrescenta: “por isso às vezes fala-se do estômago como de um segundo cérebro”.

Quer dizer: o que ingerimos tem um impacto na forma como nos sentimos. Portanto, se quer uma dose extra de energia ou gostaria de estar mais animada, estes pratos vão ajudá-la. O que deve comer se…

… estiver stressada?

O magnésio e a vitamina B6, entre outros nutrientes, melhoram os estados de ansiedade. Experimente fazer uma salada com espinafres, kale, sementes e nozes. Também encontrará o que precisa nas carnes magras e nos ovos. Para beber, prefira infusões de camomila ou de cidreira. O chocolate vai deixá-la mais bem humorada, certo, mas, se decidiu comer de forma saudável, este produto já não contará certamente com um sítio permanente no seu frigorífico. Temos, contudo, boas notícias: não é necessário prescindir do chocolate numa dieta saudável. Por capricho, poderá permitir-se comer uma onça: quanto mais puro, mais rico em magnésio. E não esqueça que existem alimentos que lhe causarão o mesmo efeito e não a farão sentir culpada!

…precisa de energia?

O nosso organismo, quando se expõe ao sol, produz vitamina D, que aumenta a energia e reduz o cansaço. Mas se não pode fazer uma escapada até à praia, coma alimentos como ovos, peixe azul ou cogumelos. Substitua os cereais açucarados do pequeno-almoço por aveia integral: além de ser rica em fibra, liberta lentamente o “combustível” de que o corpo precisa. Se precisa de um “extra” instantâneo de energia, coma uma banana.

…quer sentir-se mais alegre?

Felicidade, harmonia e ansiedade sob controle… Tudo isto e muito mais é provocado por legumes como as celgas, um alimento muito rico em antioxidantes, e as leguminosas ou o chocolate preto. Neste capítulo, também auxiliam a vitamina B12, o zinco e o selénio contidos nas ostras, por exemplo. Estes nutrientes e vitaminas ajudam a equilibrar a serotonina, a hormona da felicidade. Para produzir esta hormona, o corpo precisa de triptofano, presente nas sementes de abóbora. Já agora, substitua a manteiga pelas nozes ou cajus… Vai notar a diferença!

…quer sentir-se sexy?

Beterraba, ostras, carnes vermelhas… Produtos ricos em zinco e nitratos, que ajudam o sangue a circular melhor e, portanto, a manter a libido em alta. O mesmo acontece com os antioxidantes presentes nos brócolos ou nos pimentos vermelhos. A melancia tem aminoácidos relacionados com a saúde vascular, que atuam da mesma forma. O chocolateaumenta o nível da hormona oxitocina, associada ao sexo e aos vínculos amorosos. Isto para já nem falar da baunilha, à qual se atribuem propriedades afrodisíacas, ou das amêndoas que, graças à vitamina E, ao selénio e ao zinco, beneficiam a saúde sexual. Todos os momentos são sempre bons para oferecer a si mesmo algo doce!

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos o seu comentário