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Fruta: muito mais do que uma sobremesa

Dieta

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Para manter uma dieta saudável, devemos comer cinco peças de fruta por dia. Se costuma consumir fruta como sobremesa no final das refeições, saiba que também a pode integrar nas suas receitas habituais. Tome nota.


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Descascada, com casca, caramelizada, em macedónia, em batidos… Certamente conhece muitas maneiras de preparar várias receitas saborosas com frutas mas propomos-lhe que as utilize ainda mais: sabemos como este grupo alimentar é importante para todas nós, sobretudo quando chega a menopausa.

A fruta pode ter uma grande variedade de sabores que permitem combiná-la com uma infinidade de receitas tradicionais que darão uma nova dimensão gustativa aos pratos que confeciona no seu dia a dia. E ainda, fornecem-lhe múltiplos benefícios para a saúde. Tome nota:

Laranja: rica em vitamina C, é um alternativa fantástica ao limão, muito utilizado em receitas de peixe, por exemplo. Alguma vez experimentou marinar uma posta ou filete de salmão em sumo de laranja? Além da sua acidez, a laranja acrescenta sabor e acelera o processo de cozedura, algo especialmente útil para aquelas de nós que não dispõem de muito tempo para cozinhar mas que não queremos renunciar a uma dieta saborosa e saudável. Verá que rapidamente vai começar também a intergrá-la nos seus pratos de carne. Uma pista: a laranja e o cordeiro podem ser uma combinação fantástica.

Banana: é certo que já sabe que a banana combina muito bem com gelado e chocolate, mas além disso, podemos usá-la para estabelecer contraste entre sabores doces e salgados. A banana frita também é muito fácil de preparar e pode servir de acompanhamento de um frango com caril, churrascos vários ou para preparar uma bandeja de aperitivos de banana com bacon. Em Portugal temos as tão saborosas bananas da Madeira, muito nutritivas, fontes de potássio, e ideais para que tem atividade física moderada a intensa.

Pêra e maçã: ainda que estejamos acostumadas a provar molhos de pêra ou maçãs em restaurantes, muitas de nós não costumamos integrá-las nas nossas receitas. Ambos combinam muito bem com as carnes vermelhas pelo seu contraste de sabores. E ainda, confeccionar um molho saboroso de pêra ou de maçã é muito fácil porque ambas são frutas que têm um tempo de cozedura curto e adoçam o prato. E sejamos sinceras, é difícil renunciar às coisas doces…

Morango: o sabor e textura peculiar desta fruta vai conferir aos seus pratos um sabor curioso que não a deixará indiferente. E se juntar ao gaspacho morangos? Assim que provar vai querer recomendá-lo a todos os seus conhecidos.

Saladas: como não poderia faltar na nossa lista de propostas, uma magnífica salada que permita misturar frutas com verduras, legumes, frutos secos. Melão, figos, abacate, lima, toranja… Toda uma injeção de vitaminas e antioxidantes indispensável para o seu dia a dia.

Como vê, opções não lhe faltam e aqui juntámos apenas um pequeno apanhado de ideias. Agora já não tem desculpas, acrescente mais fruta à sua vida!

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