Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Saúde Dieta Nutrição e pele
banner_MUESTRA

Nutrição e pele

Dieta

piel menopausia
0 4343

O défice de alguns nutrientes na nossa dieta, como certas vitaminas ou ácidos gordos essenciais, afeta a qualidade da nossa pele, entre outros problemas. Tenha o cuidado de os incluir no seu consumo diário para ter um aspeto saudável.


Partilhe com as suas amigas:

A pele é o maior órgão do corpo: mede entre 1,5 e 2 m². Entre as suas funções inclui-se a de nos proteger contra as agressões externas e os microrganismos patogénicos, a termorregulação, a impermeabilização, a absorção das radiações ultravioletas, a produção de vitamina D ou a manutenção do equilíbrio hídrico do organismo.

A dieta tem um papel importante em muitos distúrbios cutâneos. Certos défices ou excessos nutricionais estão associados a patologias concretas. Indicamos aqui alguns dos mais comuns e os alimentos que devemos consumir para os evitar.

  • O défice de vitamina B12 pode provocar hiperpigmentação da pele, como aquelas manchas escuras que aparecem sobretudo no rosto, nas costas e nas mãos. Os ovos, a carne de vitela e de aves, os laticínios e os frutos do mar contêm essa vitamina.
  • O défice de vitamina C causa anomalias na formação do colagénio e aumenta a vulnerabilidade da pele, provocando o envelhecimento cutâneo. Note que o seu consumo em excesso também é nocivo. Pode causar vermelhidão e prurido. As frutas frescas, em especial os citrinos e e alguns legumes contêm esta vitamina.

Para ter uma pele saudável, o segredo está em manter uma dieta variada e equilibrada.

  • Défice de vitamina A: esta vitamina repara os tecidos do organismo e ajuda a manter a pele, os dentes, o cabelo, as unhas e os ossos em bom estado. Se não consumirmos o mínimo recomendado a nossa pele fica seca e enrugada, o cabelo torna-se frágil e cresce de forma lenta e as unhas quebram com facilidade. Encontramo-la nos vegetais de cor verde, avermelhada, amarela ou laranja. E também nos peixes gordos, na manteiga ou na gema de ovo.
  • vitamina E é um antioxidante que protege e ajuda a melhorar o tecido celular e neutraliza com eficácia o envelhecimento. Encontra-se em óleos vegetais e no germe dos cereais integrais.
  • Défice de ácidos gordos essenciais: o nosso organismo não consegue sintetizar por si só estes ácidos gordos, ómega 3 e ómega 6, pelo que temos de os integrar através da dieta. A falta de ómega 3 pode provocar pele seca, mãos envelhecidas, calcanhares estriados, manchas, eczemas, cabelo difícil de pentear, unhas fracas ou problemas de cicatrização. O excesso de ómega 6, tão habitual nos dias que correm, pode provocar envelhecimento prematuro e danificar a estrutura do ADN, entre outros efeitos nocivos.
  • O ómega 6 encontra-se nas carnes vermelhas, nos ovos, no frango, nos laticínios, no óleo de soja, no azeite, no óleo de milho, de girassol, de amendoim, nas sementes de algodão e na fibra de arroz. O ómega 3 pode ser obtido no salmão, nas sardinhas, na sálvia, nas sementes de linho ou de canho. A relação mais adequada de consumo é de 3 porções de ómega 6 para 1 de ómega 3.
  • Défice de niacina: a niacina encontra-se abundantemente na natureza (brócolos, tomates, cenouras, batata doce, espargos, legumes ou nozes). A falta desta substância pode causar pelagra.

Pode também interessar-lhe...

  • Vicie-se em frutos secos!Vicie-se em frutos secos! Afastados de muitas dietas pela sua elevada concentração em gorduras, os frutos secos consumidos com moderação não só ajudam a emagrecer, […]
  • Alimentos que embelezamAlimentos que embelezam A expressão “somos o que comemos” não pode ser mais adequada quando falamos de manter uma pele saudável, limpa e rejuvenescida. Alguns […]
  • Fruta: muito mais do que uma sobremesaFruta: muito mais do que uma sobremesa Para manter uma dieta saudável, devemos comer cinco peças de fruta por dia. Se costuma consumir fruta como sobremesa no final das […]
  • Máscaras naturais para a sua peleMáscaras naturais para a sua pele Quando chega a menopausa, ficamos mais conscientes do processo de envelhecimento. A pele perde elasticidade, e é por isso um dos órgãos […]
Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário