Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Saúde Dieta Alimentos que embelezam
banner_MUESTRA

Alimentos que embelezam

Dieta

alimentos para estar guapa
0 34171

A expressão “somos o que comemos” não pode ser mais adequada quando falamos de manter uma pele saudável, limpa e rejuvenescida. Alguns alimentos ajudam-nos a mantê-la em boas condições. Tome nota de quais são.


Partilhe com as suas amigas:

Por incrível que pareça, a nossa despensa e o que temos no frigorífico podem ser tão eficazes como um salão de beleza. Alguns alimentos podem ajudar-nos a estar mais bonitas, só temos de os introduzir de forma habitual na nossa dieta. Quer ter uma pele fresca e jovem durante mais tempo? Recomendamos-lhe os alimentos que deve ingerir para enfrentar as agressões externas e a passagem do tempo. Tome nota:

  • Para prevenir ou atrasar o aparecimento de rugas: inclua citrinos na sua dieta. A vitamina C reforça o sistema imunitário, é um bom antioxidante e intervém na síntese do colagénio, proteína que constitui o tecido cutâneo e lhe dá suporte. Além dos citrinos, são ricos em vitamina C a couve branca crua, a salsa fresca, o pimento cru, o quivi e os morangos.
  • Para prevenir o envelhecimento: os frutos vermelhos e o chá verde também têm propriedades antioxidantes que reduzem a ação dos radicais livres.
  • Para manter a pele saudável: a vitamina A é a que mais contribui para melhorar o estado da nossa pele (além de favorecer o bronzeado, porque contribui para o desenvolvimento de pigmentos na pele). Entre os alimentos riscos em provitamina A incluem-se a abóbora, a tangerina, a cenoura, o tomate, o damasco, o espinafre, as algas, a gema de ovo, a alga espirulina e a alfalfa germinada.
  • Para proteger a sua pele do sol: os tomates frescos, ricos em vitamina A e outros nutrientes, formam uma “barreira natural” que protege a pele contra os raios solares UV.
  • Para prevenir o acne e favorecer a cicatrização da pele: deve ingerir alimentos ricos em zinco, como as ostras, os caranguejos e algumas carnes vermelhas magras. O zinco que fornecem tem um efeito benéfico sobre a pele, suavizando-a e melhorando o seu aspeto. As sementes de abóbora talvez sejam uma das fontes mais ricas deste oligoelemento.
  • Para preservar a elasticidade natural da pele e favorecer a sua pigmentação correta: consuma alimentos ricos em enxofre, como os ovos, o alho, as ervilhas, o feijão-verde, a couve de Bruxelas, as sementes oleaginosas, o peixe e a levedura de cerveja.
  • Para prevenir as indesejadas estrias, rugas e envelhecimento precoce: silício é o mineral que nos ajuda nesta tarefa e que também é fundamental para preservar a elasticidade da pele. A parte mais exterior dos vegetais verdes, o farelo, a cebola e os frutos secos são boas fontes de silício.
  • Para preservar o tónus da pele: o ferro é o mineral indispensável para a produção da hemoglobina, que dá “cor” à pele. As leguminosas, os vegetais verdes, as carnes vermelhas e de porco, as algas, a beterraba fresca e a quinoa são fontes excelentes. Para a sua maior absorção também se recomenda que sejam consumidos juntamente com o ferro e os alimentos ricos em vitamina C.

Pode também interessar-lhe...

  • Algas, as verduras do marAlgas, as verduras do mar Até há pouco tempo desconhecidas na culinária ocidental, as algas têm múltiplas propriedades saudáveis para o organismo. Descubra os seus […]
  • Uma cerveja? Sim, obrigada!Uma cerveja? Sim, obrigada! Um dos mitos mais difundidos na nossa sociedade é que a cerveja engorda. Mas a boa notícia é que, quando consumida com moderação, não só […]
  • Nutrição e peleNutrição e pele O défice de alguns nutrientes na nossa dieta, como certas vitaminas ou ácidos gordos essenciais, afeta a qualidade da nossa pele, entre […]
  • O que é que sucede no pavimento pélvico durante a menopausa?O que é que sucede no pavimento pélvico durante a menopausa? A esperança de vida da mulher aumentou tanto que hoje em dia ela passa um terço da vida na sua última etapa, que se desenvolve a partir da […]
Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário