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Vicie-se em frutos secos!

Dieta

Frutos secos
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Afastados de muitas dietas pela sua elevada concentração em gorduras, os frutos secos consumidos com moderação não só ajudam a emagrecer, como também possuem muitas outras propriedades especialmente indicadas para as mulheres na menopausa. Tome nota.


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Os frutos secos são uma importante fonte de ácidos gordos essenciais e fornecem vitamina E, fundamental para combater o colesterol e o envelhecimento da pele e do cabelo. A sua alta concentração em proteínas e minerais fazem com que sejam bons substitutos da carne, e se são consumidos na sua forma natural, são aptos para celíacos e intolerantes à lactose.

Ajudam a prevenir problemas de saúde como diabetes, enfartes ou alguns tipos de cancro. Mas o seu grande valor para a nossa saúde é a quantidade de antioxidantes que fornecem, pelo que é uma aposta segura integrá-los na nossa dieta, sobretudo durante a menopausa.

Noz

É considerada por muitos a rainha dos frutos secos. Uma noz pode conter até o dobro da quantidade de antioxidantes (de melhor qualidade) do que qualquer outro alimento que também os contenha. Na verdade, fornece mais 2 a 15 vezes antioxidantes do que a vitamina E. O seu elevado teor em fitoestrogénios, componentes químicos que se podem encontrar em alguns alimentos de origem vegetal, fazem com que seja altamente recomendável para melhorar a densidade óssea, reduzir os níveis de colesterol e aliviar os afrontamentos.

A noz é considerada a rainha dos frutos secos. O seu consumo é benéfico para a pele, ossos e coração

Os médicos recomendam comer entre cinco e sete nozes por dia. Podem ser uma excelente alternativa para lanchar entre as principais refeições, podem ser adicionadas a saladas, bolos ou como ingrediente principal para fazer molhos.

Amêndoas

Conhecidas como a “aspirina natural”, as amêndoas são muito ricas em vitamina E, um potente antioxidante, com efeitos anti-envelhecimento. Comer 20 amêndoas por dia equivale a metade da dose diária recomendada de vitamina E. E ainda, são as melhores fontes de origem vegetal em termos de cálcio, estando por isso indicadas para prevenir a osteoporose.

Pistáchios

Os pistáchios são o aliado perfeito para combater o colesterol e a hipertensão provocada pelo stress. São também ricos em vitaminas A e C, têm propriedades antioxidantes e fornecem ao nosso organismo grandes quantidades dos minerais que necessitamos como selénio (reforça as nossas defesas), magnésio (fortalece os ossos), potássio (regula o ritmo cardíaco e a tensão arterial), e ferro (para transportar o oxigénio no sangue). Se forem consumidos com moderação, os pistáchios também ajudam a perder peso devido ao seu elevado conteúdo em fibra.

Avelãs

As avelãs são ricas em fibras e são ainda fonte de cálcio, sendo por isso indicadas para regular o colesterol, além terem também um alto poder antioxidante. Por terem elevado teor em ácido fólico são indicadas para grávidas, e como são ricas em fósforo, favorecem a memória e a concentração.

 

 

 

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