TENA

Home Saúde Dieta Licopeno: dê cor vermelha à sua dieta

Licopeno: dê cor vermelha à sua dieta

Dieta


0 10747

O tomate e a melancia, em particular, devem a sua forte cor vermelha a este pigmento natural que oferece muitos benefícios à nossa saúde. É antioxidante, anticancerígeno, reduz o colesterol... Portanto, não se esqueça de adicionar este pigmento aos seus pratos.




Se nos cair molho de tomate na roupa vai ser difícil eliminar a mancha. Isto deve-se ao facto deste fruto ter um pigmento natural muito benéfico para a nossa saúde, o licopeno. Esta substância é a responsável pela cor vermelha de certos legumes e frutas.

A partir da menopausa é muito importante consumirmos habitualmente alimentos de cor vermelha, como o tomate e a melancia. Porquê? O licopeno que estes alimentos contêm ajudam na prevenção de muitos problemas de saúde que podem surgir nesta etapa das nossas vidas.

Benefícios do licopeno

– Reduz os níveis de colesterol no sangue, reduzindo a oxigenação das proteínas de baixa densidade (LDL).

– Reduz o risco de sofrer doenças cardiovasculares. O licopeno apresenta propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento celular, pois neutraliza os radicais livres gerados nos processos oxidativos que são um dos principais responsáveis pelas doenças do coração.

– É eficaz na ação preventiva contra certos cancros. Atua na modulação das moléculas responsáveis pela regulação do ciclo celular, produzindo uma regressão de certas lesões cancerígenas como pulmonares, digestivas ou do cólon.

Tomate com azeite: o corpo humano não sintetiza o licopeno, por isso é preciso ingeri-lo e absorvê-lo com uma pouco de gordura.

– Apresenta propriedades antienvelhecimento. Protege as células humanas do stress oxidativo produzido pela ação dos radicais livres.

– Reforça as defesas, melhorando o sistema imunitário.

– Previne a síndrome da degeneração macular, principal causa de cegueira a partir dos 65 anos. 

O licopeno pertence à família dos carotenoides e não pode ser sintetizado diretamente pelo corpo humano, pelo que devemos ingeri-lo. A melhor forma de o nosso corpo absorver o licopeno é consumi-lo juntamente com uma gordura (por exemplo, adicionando azeite a uma salada de tomate) porque este pigmento antioxidante avermelhado não se dilui na água.

Precisa de mais argumentos? Para melhorar a sua qualidade de vida durante a menopausa, coma de forma saudável e com um pouco de vermelho. Tenha em conta os benefícios do licopeno.

Pode também interessar-lhe...

  • Vicie-se em frutos secos!Vicie-se em frutos secos! Afastados de muitas dietas pela sua elevada concentração em gorduras, os frutos secos consumidos com moderação não só ajudam a emagrecer, […]
  • Gomásio, um bom substituto do salGomásio, um bom substituto do sal A globalização abriu-nos as portas de uma despensa inesperada. Sabores novos e acessíveis, que e alguns casos, como o deste condimento, […]
  • Diga adeus às manchas solaresDiga adeus às manchas solares Se não cuidar da pele adequadamente, uma das lembranças das férias serão as manchas do sol. O que pode fazer para se livrar delas ou, pelo […]
  • Menopausa: prevenir é a chaveMenopausa: prevenir é a chave Prevenir é o que devemos ter em mente quando se fala de menopausa. O objetivo é manter a qualidade de vida durante esta etapa e evitar os […]
  • Divirta-se com precaução. Cuidado com o VPHDivirta-se com precaução. Cuidado com o VPH Tem mais de 35 anos e é uma mulher sexualmente ativa? Que sabe sobre o vírus do papiloma humano (VPH)? Sabe porque é tão importante para a […]
  • Prepare-se para a menopausaPrepare-se para a menopausa Antes de entrar na menopausa tenha um cuidado especial em manter o seu pavimento pélvico na melhor forma para evitar problemas; não falte […]
Partilhe com as suas amigas:
Centrada em si