TENA

Home Saúde Dieta Na menopausa, aproveite os benefícios da soja

Na menopausa, aproveite os benefícios da soja

Dieta

Menopausa e soja
0 13716

Incluir a soja na nossa dieta oferece-nos muitos benefícios. Ajuda a prevenir a osteoporose, alivia os sintomas do défice hormonal e reduz o risco de tromboses e enfartes, entre outros.


As sementes de soja são plantadas na China há quase 5000 anos. Apresentam uma cor verde, mas à medida que amadurecem convertem-se em castanho escuro. A soja fresca é apanhada quando a planta ainda não está madura e é consumida como qualquer outro legume. Entre os seus muitos componentes encontramos vitaminas C, B e E, minerais (potássio, ferro, magnésio, zinco), substâncias bioativas (flavonoides, fitosterinas, fitoestrogéneos, ácido fítico, saponinas) fibras e outros ácidos gordos essenciais. Um cocktail muito interessante para o nosso organismo.

Propriedades benéficas da soja

1. A soja é um alimento muito rico nas proteínas oferecidas pelas natureza. As proteínas da soja são absorvidas e digeridas com a mesma facilidade das proteínas do leite de vaca. A bebida de soja ou leite de soja pode inclusive substituir o leite de vaca na alimentação infantil.

2. O consumo de soja está associado à redução do risco de se padecer de tumores malignos, como do cólon, mama e próstata.

3. Está demonstrado que a soja evita a arteriosclerose e, portanto, o risco de sofrer tromboses ou um enfarte agudo do miocárdio.

4. Pelo seu teor de isoflavonas, a soja ajuda a prevenir a osteoporose. Tem propriedades remineralizantes dos ossos, pelo que o seu consumo regular está especialmente indicado durante a menopausa.

5. Para as pessoas que padecem de intolerância à lactose e por conseguinte não podem tomar produtos lácteos, a soja pode ser a solução e a melhor forma de ingerir cálcio, manter uma boa densidade óssea e evitar assim a osteoporose.

6. Os sintomas associados ao défice hormonal, sentidos pelas mulheres quando entram na menopausa, podem ser em grande medida atenuados com o consumo de soja. As isoflavonas da soja, que podem ser consideradas as “hormonas vegetais”, são as responsáveis por este efeito benéfico.

A dose diária recomendada de soja é de 40 gramas de tofu, um hambúrguer vegetal de soja, dois copos de bebida de soja ou um prato de soja guisada. De que espera para a passar a incluir na sua dieta?

Pode também interessar-lhe...

  • ‘Leites’ vegetais: faça-os em casa‘Leites’ vegetais: faça-os em casa É intolerante à lactose? Não gosta de leite de vaca? Procura uma alternativa que a ajude a reduzir os sintomas da menopausa ou quer […]
  • Uma cerveja? Sim, obrigada!Uma cerveja? Sim, obrigada! Um dos mitos mais difundidos na nossa sociedade é que a cerveja engorda. Mas a boa notícia é que, quando consumida com moderação, não só […]
  • Vicie-se em frutos secos!Vicie-se em frutos secos! Afastados de muitas dietas pela sua elevada concentração em gorduras, os frutos secos consumidos com moderação não só ajudam a emagrecer, […]
  • Caminhe, ative-se!Caminhe, ative-se! Propomos-lhe um exercício agradável de praticar e muito saudável, que a ajudará a diminuir os riscos decorrentes do deficit hormonal que […]
  • Oito conselhos para uma menopausa saudávelOito conselhos para uma menopausa saudável Conselhos simples e saudáveis para ajudar a minimizar os transtornos e patologias que surgem durante a menopausa. Tome nota.
  • O que deve saber sobre a osteoporoseO que deve saber sobre a osteoporose A partir da menopausa, com a redução de estrogénios, a massa óssea começa a degradar-se, e esta degradação pode agravar-se com o avançar […]
Partilhe com as suas amigas: