Mas também é possível que não sinta nenhum sintoma, que se encontre bem e pense que o seu pavimento pélvico está em perfeitas condições e que, portanto, pode começar a fazer qualquer tipo de exercício. Cuidado! O parto é o principal fator de risco de problemas no pavimento pélvico. Todas as mulheres sofrem algum tipo de alteração depois da saída do bebé. Por esta razão, semanas depois do parto, é fundamental levar a cabo uma valorização específica do pavimento pélvico, avaliando e procurando recuperar ao máximo a sua funcionalidade.
Todas as mulheres sofrem algum tipo de alteração depois do parto, avaliar como está o seu pavimento pélvico vai ajudá-la a reduzir problemas futuros.
Embora se possa sentir bem, sem nenhum sintoma, deve proteger o seu pavimento pélvico durante os meses a seguir ao parto. A alteração produzida pelo parto e pelo desequilíbrio hormonal, que se desencadeou durante a gestação, afeta de forma direta os músculos, aumentado a elasticidade e diminuindo a tonificação. Esta situação não fica estabilizada até terem passado aproximadamente seis meses depois do parto.
O que devemos vigiar depois do parto?
Como levantar coisas pesadas: o aumento da pressão abdominal durante este período pode danificar e alterar ainda mais o pavimento pélvico, se ficou “tocado” depois do parto. Deve evitar o levantamento de peso excessivo. Levantar ou deitar o seu bebé no berço é inevitável, pelo que alguns hábitos simples de higiene postural vão ajudá-la a minimizar o impacto. Lembre-se, prevenir vai poupá-la de alguns desgostos.
Que exercícios fazer: o espaço que propiciou o desenvolvimento do feto durante vários meses ficou desestruturado. E é verdade que é importante começar uma recuperação pós-parto. Mas a partir da base, dos alicerces, que neste caso não é o abdómen, mas o pavimento pélvico. Não podemos recuperar esta musculatura através de exercícios abdominais, nem tão-pouco através de exercícios que provoquem saltos ou cargas de peso. Isto não implica que não possa fazê-los mais à frente, mas apenas a seu devido tempo.
Valoração do seu pavimento pélvico: independentemente de notar ou não debilidades, consulte o seu médico para fazer uma avaliação do estado do seu pavimento pélvico. Ele vai indicar-lhe qual é a melhor forma para recuperar a tonificação desta musculatura e também quando e como fortalecer o seu pavimento pélvico, caso seja necessário.
Se deu à luz e sofre de perdas de urina, mesmo que leves, é um sinal de que a sua musculatura está debilitada. Consulte o médico para lhe indicar o tratamento mais adequado, como exercícios de fortalecimento.
Entretanto, recomendamos-lhe que use proteções especialmente concebidas para as perdas de urina e que a vão fazer sentir segura e fresca todo o dia com a máxima descrição. Tem ao dispor, por exemplo, a gama TENA Discreet para perdas de urina leves. Quer experimentar? Peça aqui a sua amostra grátis.