Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Pavimento pélvico Pavimento pélvico e saúde O que é o pavimento pélvico e como funciona?
banner_MUESTRA

O que é o pavimento pélvico e como funciona?

Pavimento pélvico e saúde

o que e pavimento pelvico
0 43294

Para muitas mulheres o pavimento pélvico é uma grande incógnita. No entanto, esta musculatura é muito importante para a nossa qualidade de vida, porque se estiver debilitada afeta-nos o bem-estar físico e psíquico.


Partilhe com as suas amigas:

O pavimento pélvico é um conjunto de músculos e ligamentos que fecham a cavidade abdominal na sua porção inferior. Tem a função de manter os órgãos pélvicos (bexiga e uretra, útero e vagina; e reto) na posição adequada porque disso depende o seu funcionamento normal.

Pensa-se que esta estrutura tem a forma de rede, mas trata-se de uma ideia errada, pois devíamos antes imaginá-la como uma ‘ponte suspensa’. Nessa ponte imaginária teríamos o osso sacro numa extremidade (onde termina a coluna vertebral) e a púbis na outra. Os “cabos suspensos” que, graças à sua tensão adequada, manteriam a ponte firme, seriam principalmente os ligamentos de apoio.

Um pavimento pélvico debilitado pode dar origem a incontinência urinária, prolapso, disfunções sexuais ou dores lombares. Esteja atenta a estes sintomas!

Estes unem as estruturas ósseas aos órgãos pélvicos, que estariam suspensos dessa ponte. Por último, o piso da ponte seria formado por um plano muscular (concretamente o músculo elevador do ânus) e uma lâmina de tecido conjuntivo (o tecido que dá sustentação ao nosso organismo e onde encontramos fibras de colagénio ordenadas em paralelo, como uma lâmina; no caso do pavimento pélvico chama-se fáscia endopélvica).

mapa pavimento pélvico

Ao contrário de uma ponte estática, o nosso pavimento pélvico não é rígido, até certo ponto é dinâmico, adaptando-se ao nosso movimento, mudanças posturais, etc.. e faz sempre isso mantendo uma tensão adequada que suporte a bexiga, o útero e o reto dentro da pelve. Quando o pavimento pélvico enfraquece, as estruturas que suporta descem e, portanto, a sua função altera-se.

Um pavimento pélvico debilitado pode causar perdas de urina, desconforto, prolapso (queda dos órgãos intra-abdominais), dores lombares e mesmo disfunções sexuais. Se tiver algum destes sintomas consulte o seu médico para avaliar em que estado se encontra a sua musculatura pélvica

Se tem perdas de urina ainda que ligeiras, é importante sentir-se segura e protegida, por isso confie nos pensos higiénicos especificamente desenhados para as características da urina, como os da gama TENA, que se adequam ao pH e à densidade da urina. Obtenha aqui amostras grátis.

 

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário