Ficar no sofá a enferrujar soa a deriva derrotista, e mais ainda nestes tempos. Obviamente, com a idade o metabolismo fica mais lento, o que dificulta a perda de peso e a capacidade para manter um corpo esbelto. Mas hoje a realidade é que muitas mulheres com mais de 60 anos estão mais saudáveis e em melhor forma do que no passado. Contamos-lhe porquê.
O médico é o seu amigo
O médico é quem lhe poderá dizer que carências solucionar e que virtudes potenciar. Peça opinião especializada com regularidade para controlar desta forma os níveis de colesterol, glicose e tiroide. Os exames são sempre necessários para acompanhar os antecedentes familiares de certas doenças mais complicadas e manter o corpo em boa forma. As revisões regulares detetam problemas precocemente que ajudam a prevenir doenças.
Faça exercício todos os dias
Não chega uns meros passos numa caminhada e dar por concluída a semana. Nada disso. A receita ideal para uma mulher de 60 anos é que o exercício se converta em rotina, e isso passa por fazer algum tipo de atividade todos os dias. O objetivo do exercício diário é manter as articulações flexíveis e melhorar a tonificação muscular.
Mantenha o corpo tonificado
Uma vez ativada, a primeira coisa a fazer é tonificar o corpo, algo realmente simples e nada exigente. O treino com pesos, caminhar a bom ritmo ou andar de bicicleta (na rua ou em casa numa bicicleta estática) são os exercícios ideais para aumentar a resistência e manter o corpo tonificado. E não ponha de lado opções como natação ou ténis para praticar desporto com outras pessoas, algo que ajuda decisivamente a manter-se fiel ao exercício.
Varia as suas atividades
Ficar aborrecida é uma das piores coisas que lhe pode acontecer porque acabará por abandonar a atividade. Fuja da monotonia. Por exemplo, alterne entre exercícios aeróbicos e de força, fazendo pelos menos 30 minutos de exercício durante cinco dias. E se for acompanhada, melhor ainda.
Procure coisas que gosta
Em linha com o ponto anterior, tente encontrar atividades que goste. Por exemplo, algo novo que veja que pode gostar realmente ou atividades que tenha gostado de fazer no passado. Tudo vale: caminhar, andar de bicicleta, praticar desporto, dançar, fazer Pilates, yoga…
Fuja dos esforços
Ao fazer exercício, é importante conhecer as suas próprias limitações pessoais e não ir para além do que pode fazer. Desta forma não irá desistir. Não tente ir além das suas possibilidades. Mova os músculos e articulações com suavidade e harmonia quando estiver a fazer exercício ou atividades normais do dia a dia. Ah, e não se esqueça de descansar o necessário. Um bom sono prepara-nos para o exercício do dia seguinte.
Trabalhe equilíbrio e força
As quedas são algo a evitar. Trabalhe o equilíbrio todos os dias. Experimento algo tão simples como apoiar as mãos na bancada da cozinha e levantar alternadamente cada uma das pernas. O yoga e o tai chi também são excelentes opções para os adultos que desejam melhorar o equilíbrio e a flexibilidade. E trabalhe com pesos (levantar garrafas de água também serve) para melhorar a força. Consulte um especialista para ajustar o treino às suas capacidades.
Siga uma dieta equilibrada
A dupla perfeita para levar uma vida saudável é fazer exercício e uma dieta equilibrada. E como se faz? Muito simples: consumindo todos os dias alimentos como frutas frescas, produtos láteos baixos em gordura, cereais integrais e proteínas magras. As mulheres de 60 anos devem comer mais porções de alimentos e beber mais de dois litros de água por dia se querem ter uma saúde excelente.
Anote os seus progressos
Fazer exercício pode ser às vezes desalentador. Pode ser que lhe interrompa um plano apetecível, se aborreça um pouco ou até a canse mais do que gostaria. A solução é estar atenta aos progressos que alcançará com toda a certeza! Anote as distâncias percorridas, as pulsações que vai obtendo, o peso, as horas de sono, etc. E esteja atenta também aos seus progressos mentais: memória, capacidade de reação, agilidade mental… Porque o seu cérebro também vai melhorar com o exercício. Tudo isso vai animá-la a continuar. Não tenha dúvidas!