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5 hábitos fitness para nos sentirmos fantásticas em qualquer idade

Actividade física

Hábitos Fitness
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Enfrentar ou prevenir as alterações que chegam com a menopausa, como a temida osteoporose, não é algo que se deva deixar para esse momento. Quanto mais cedo adotarmos bons hábitos fitness, melhor nos sentiremos, independentemente da idade.


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Gostamos de nos sentir bem, em forma, ativas, saudáveis, não é? É possível alcançar este objetivo em qualquer idade, se adotarmos alguns hábitos fitness nada complicados. Acabaram-se as desculpas para não estarmos fantásticas!

Os especialistas garantem que é suficiente repetir uma ação durante 21 dias para a integrar na nossa rotina diária. Por isso preparámos uma série de hábitos fáceis de seguir. Desta forma, vão tornar-se parte do seu dia a dia e, sem esforço, vai começar a perceber as alterações vantajosas que ocorrerão no seu corpo e, inclusive, na sua mente: encarará os desafios de forma mais positiva e possuirá as armas necessárias para os enfrentar

Hábitos fitness

1 – Faça exercício diariamente. Trinta minutos são suficiente para se manter em forma. Experimente a marcha nórdica: não é importante o seu peso, condição física ou idade. Esta forma de desporto ativa 90% da musculatura numa caminhada, com um passo mais acelerado do que o normal, por todo o tipo de terreno com a ajuda de dois bastões. Os benefícios são enormes: multiplicará os níveis de endorfinas, o que fará com que se sinta mais positiva; ajudará a perder peso ou a mantê-lo e aumentará a sua confiança e força. Isto é especialmente importante na menopausa, pois os exercícios de resistência ajudam a aumentar a densidade óssea.

2 – Exercite a flexibilidade. Inclua na sua agenda semanal o ioga(ou o body balance, que combina o ioga com pilates e tai chi ao ritmo da música) ou o mais recente ballet fitness, uma especialidade com a qual adquirirá elegância na sua postura e movimentos. As suas articulações também vão agradecer a elasticidade que irá adquirindo e, além disso, reduzirá o nível de stress.

3 – Tenha cuidado com a alimentação. Já sabe que o mais importante é comer corretamente (e inclusive comer os alimentos adequados segundo a hora do dia). Evite os fritos, os açúcares e os ultra-processados e prefira as carnes magras, a fruta, os legumes e, atenção, os frutos secos. Normalmente, estes e as sementes, como as sementes de girassol ou abóbora, costumam ser postos de lado pela sua “má fama”. Contudo, tanto os frutos secos como as sementes oferecem gorduras boas, ácidos ómega 3, necessárias ao organismo e, além disso, saciam. Se o seu objetivo é perder aqueles quilos a mais, vai consegui-lo em pouco tempo. Mas sobretudo vai sentir-se mais ativa e saudável e notará os resultados rapidamente!

4 – Apanhe sol… de forma trendy. Ofereça a si mesma um mimo e visite alguma das praias urbanas oferecidas por muitas cidades ou uma piscina no terraço de um hotel com as melhores vistas da localidade. O sol ajuda o corpo a produzir vitamina D e esta ajuda a absorver o cálcio, imprescindível para os ossos. Mas tudo com moderação: não se exponha durante as horas centrais do dia, cubra a cabeça e use protetor solar. Desta forma, além disso, evitará as manchas na cara e prolongará os efeitos de uma alimentação saudável, refletidos numa pele mais luminosa. E que tal um batido detox ou um smoothie enquanto se relaxa? Falando em beleza, ao regressar a casa, aplique na cara, pescoço e peito o seu tónico habitual, previamente arrefecido no frigorífico.

5 – Beba água. Nada de sumos pré-fabricados (têm uma quantidade de adoçantes muito pouco recomendável) e cuidado com os sumos naturais, pois os que são feitos com banana, uvas ou frutas muito doces  também têm uma concentração excessiva de açúcar. Claro, os refrescos estão proibidos; substitua-os por infusões. Beber dois litros de água por dia reduz a dor das articulações, diminui a sensação de fome, mantém os rins em perfeito estado de funcionamento e previne infeções urinárias, liberta o corpo das toxinas (com o benefício para a pele que isso implica) e combate a obstipação, entre muitos outros benefícios.

Talvez já tenha algum destes hábitos nas suas rotinas diárias, mas porque não integra-los todos? Prepara-se para explicar às suas amigas como é tão simples cuidar de si.

 

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