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Proteja a saúde com exercício

Atividade física

Exercícios e Saúde
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Caminhar, correr, andar de bicicleta... Praticar exercício físico de forma regular com uma intensidade moderada aumenta a nossa qualidade de vida e protege a saúde. Escolha a atividade que mais se ajusta ao seu ritmo e gosto e seja perseverante.


Já tentou várias vezes e não consegue? Mas na verdade não temos desculpa para não fazer atividades tão simples como caminhar, nadar ou andar de bicicleta… Escolha a que mais gosta e defina uma rotina diária que possa cumprir ao longo do ano. A prática regular de exercício físico é uma das melhores estratégias para melhorar o nosso estado de saúde. As pessoas com mais atividade física têm uma maior esperança de vida do que quem leva uma vida sedentária e, sobretudo, gozam de uma melhor qualidade de vida.

Alguns dos benefícios

  • O exercício físico reduz o risco de problemas cardiovasculares e previne doenças como a diabetes;
  • Ajuda a regular o peso corporal, diminuindo a gordura acumulada na zona abdominal;
  • Previne ou atrasa o processo da osteoporose, o que é muito importante para a mulher.
  • Além disso, melhora o estado de ânimo e diminui a intensidade dos episódios de ansiedade e depressão.

Apesar de todas estas vantagens, atualmente, uma grande parte da população adulta é sedentária. E são precisamente estas pessoas que mais podem beneficiar, se aumentarem os níveis de atividade física. Segundo um estudo recente, que acompanhou ao longo de 8 anos mais de 400.000 indivíduos, as pessoas sedentárias aumentam a esperança de vida em mais de três anos com o simples facto de passarem a praticar 15 minutos de atividade física por dia (ou 90 minutos por semana).

Exercícios de intensidade moderada

Não é suficiente passear devagar ou subir escadas até ao quinto andar. É preciso desenvolver uma atividade física com um nível maior de intensidade, como caminhar num ritmo rápido, andar de bicicleta ou nadar, assim como qualquer outro tipo de exercício, jogo ou desporto que se pratique com intensidade moderada. Cuidado com os desportos que possam lesar o nosso pavimento pélvico.

A falta de tempo já não é desculpa. A saúde é o mais importante. Experimente começar uma rotina em casa ou inscreva-se em alguma atividade. Alguns hábitos saudáveis são, entre outros, substituir o elevador pelas escadas, caminhar até à paragem seguinte do autocarro, não ir de carro quando a distância não é mais do que um simples passeio.

Nos dias de sol, além disso, pode praticar atividades ao livre. Nadar, caminhar ou andar de bicicleta são boas escolhas (mas não use a bicicleta para subir montanhas se tiver de pedalar de pé, isto poderá implicar um impacto negativo no pavimento pélvico). Comece pouco a pouco, praticando uns minutos por dia para depois ir aumentando gradualmente o tempo e, pelo menos, faça exercício uma vez por semana até alcançar uma regularidade. Vai notar rapidamente os benefícios e agradecerá o esforço feito, porque vai sentir-se cada vez melhor.

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