Sabe o que é o Mindfoodness?
Dieta
Saber o que comemos, o que o nosso corpo necessita e quando devemos alterar os nossos hábitos alimentares pode oferecer-nos muitos benefícios. Damos-lhe as chaves para que tenha uma alimentação consciente em todos os momentos.
Cada vez somos mais conscientes da necessidade de viver a nossa vida de maneira plena, usufruindo de cada momento, com a nossa mente tranquila e concentrada. O uso do Mindfulness, a técnica que treina esta capacidade de atenção plena nas nossas vidas, ajuda-nos a alcançar este objetivo.
O stress, a dispersão da mente, que nunca está no momento atual mas antes viajando por preocupações futuras ou recordando histórias passadas, impede-nos de usufruir da nossa vida presente. Isto afeta muitas áreas importantes do nosso bem-estar e entre elas está a forma como nos alimentamos.
O termo Mindfoodness surge da aplicação do Mindfulness, “mente plena”, à nossa alimentação. Muitas vezes estamos atentos ao que comemos, mas não à forma “como” o estamos a fazer. Nunca se viu de pé na cozinha a tomar o pequeno almoço rápido enquanto dá uma olhada ao telemóvel? Lembra-se de estar a almoçar no trabalho enquanto respondia a mensagens ou planeava as tarefas da tarde? Já lhe aconteceu não conseguir recordar o que tinha comido no dia anterior?
Não só o que comemos influi na nossa saúde mas também a forma como o fazemos. É importante usufruir de todos os momentos da nossa vida. No caso da alimentação, saborear os alimentos, fixar-nos nas quantidades que comemos, mastigar bem…
A alimentação consciente ajuda-nos a gerar autoconhecimento, fixando a nossa atenção nos sinais físicos do corpo para identificar a fome e diferenciá-la de outras sensações como a sede ou a ansiedade; ajuda-nos a usufruir dos alimentos e a comer de modo mais saudável e pausado.
O Mindfoodness é um treino para alcançar o autocontrolo e o autoconhecimento dos nossos hábitos alimentares, da forma como nos relacionamos com a comida e como a podemos saborear plenamente. Como fazer?
- Aprenda a identificar os sinais do corpo. Pare e focalize a atenção na sensação que tem no estômago, é realmente um sinal de fome? É sede? Ou é uma sensação que mais se identifica com a ansiedade? Se dedicar alguns minutos a identificar o que está a sentir, evitará a tendência de petiscar entre as refeições para acalmar algo que não é realmente fome.
- Prepare a mesa para comer e coma sentada. Acabe com o hábito de comer de pé! O objetivo é ter uma boa relação com a comida e perceber as refeições como um momento de prazer, para parar a sua atividade e cuidar de si alimentando o corpo, e a mente, de maneira saudável.
- Coma devagar. O nosso cérebro tem que receber a sensação de saciedade. Isto não se produz no momento em que se começa a comer, mas uns instantes depois. Se comermos demasiado rápido, não teremos ideia de quando estamos cheias e a nossa tendência será comer de mais.
- Mastigue bem os alimentos. Ao prestar atenção e mastigar corretamente os alimentos introduzimos menos ar no nosso sistema digestivo, vamos sentir-nos melhor depois de comer e com menos sensação de “enfartamento”.
- Usufrua. A comida é também um momento de autocuidado e de prazer e não apenas uma rotina que temos de cumprir. Coma devagar, cuide da apresentação, os olhos também comem, e fixe-se no sabor dos alimentos. Pense que está a cuidar de si e transforme o momento num momento de calma e relaxamento. Desligue o telemóvel, a TV e deixe as obrigações para depois.
Pratique o Mindfoodness e saboreie cada instante da sua vida!
Pode também interessar-lhe...
Alimentos processados e ultraprocessados: qual a diferença? Embora possa parecer apenas uma questão semântica, a diferença entre os alimentos processados e os ultraprocessados é muito mais profunda. […]
Coma bem também fora de casa As suas circunstâncias pessoais e profissionais obrigam-na a comer frequentemente fora de casa? Damos-lhe algumas pistas para que mantenha […]
5 hábitos fitness para nos sentirmos fantásticas em qualquer idade Enfrentar ou prevenir as alterações que chegam com a menopausa, como a temida osteoporose, não é algo que se deva deixar para esse […]
Cinco conselhos para comer bem na menopausa Acha que se alimenta de forma adequada nesta fase da sua vida? Na menopausa, uma boa alimentação é fundamental. Aqui tem cinco conselhos […]
Um snack saudável e colorido: vegetais crus Sabia que alguns vegetais têm mais nutrientes crus do que cozidos? A sua textura crocante e as suas cores fazem com que sejam uma […]
Gordura corporal: a boa, a má e a vilã Certamente já ouviu dizer mais do que uma vez que não é bom ingerir muitas gorduras. Mas é preciso distinguir entre as que são benéficas […]