TENA

Home Psicologia Pratique a Atenção Plena e mande nas suas emoções

Pratique a Atenção Plena e mande nas suas emoções

Featured

0 11717

Nesta situação de incerteza que estamos a viver, é normal ter muitas dúvidas para as quais não temos resposta, o que nos pode levar a sentir ansiedade ou até depressão. Damos-lhe as chaves para que aprenda a focar-se no presente, no que pode solucionar, e controle deste modo os pensamentos negativos.


Se regressarmos à normalidade, haverá novos surtos da pandemia? Poderei ir de férias sem risco de me infetar? Qual será a minha situação laboral nos próximo meses? Conseguirei pagar as minhas faturas? A situação atual faz com que nos perguntemos sobre muitas coisas para as quais não temos resposta. Assuntos que nos preocupam, mas que não podemos solucionar.

Viver o momento presente, ter a capacidade de nos focalizarmos no “aqui e agora”, vai ajudar-nos a ficarmos mais calmas. Os pensamentos sobre o que tem estado a acontecer fora de casa e que não podemos controlar geram em nós sentimentos de indefesa, e os pensamentos sobre possíveis cenários futuros provocam-nos incerteza e desassossego.

Guie o seu pensamento

Ter a nossa mente cheia de imagens e pensamentos que não podemos controlar só aumentará a nossa ansiedade. Por isso, propomos-lhe alguns exercícios simples e práticos para começar a treinar a partir deste momento a sua capacidade de voltar ao momento presente e a acalmar a tormenta de pensamentos.

A técnicas que lhe propomos estão baseadas no  Mindfulness, também chamado “Atenção Plena”, e pode começar a praticá-las agora mesmo. O objetivo é sempre o mesmo: treinar a atenção para guiar o pensamento e conseguir voltar a ficar calma em qualquer momento.

Pratique o mindfulness

Propomos-lhe algumas chaves para que as possa praticar. Quando der por si preocupada com situações que estão fora do seu controlo, incentivámo-la a pôr em prática estes exercícios:

1. Feche os olhos, respire lentamente e focalize-se no som e no movimento da sua respiração.

2. Focalize-se no momento presente, na realidade deste momento: sinta o peso do seu corpo sobre a cadeira, sinta as sensações físicas, cheire os odores, ouça os sons à sua volta.

3. Se der por si a pensar noutros assuntos, traga amavelmente de novo a atenção à respiração sem se penalizar. Trata-se de aprender a estar atenta a um único aspeto, neste caso, a sua respiração.

4. Quando voltar a abrir os olhos, guie o seu pensamento: concentre-se no que é real, no momento atual e no que pode fazer e planificar para se sentir melhor.

5. Anote num caderno tudo o que a preocupa agora, mas que não pode solucionar neste momento. Ter na sua mente tarefas que não pode resolver agora só lhe tirará energia e lhe provocará emoções negativas. Tem apenas de recordar que o assunto já está apontado e que o retomará quando for momento de o solucionar.

Pratique diariamente para centrar a sua atenção no presente cada vez que as emoções negativas e os pensamentos caóticos a invadam. Em pouco tempo começará a sentir-se mais calma e com maior capacidade para pensar com claridade e usufruir do presente.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas: