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Concentre-se e viva o momento presente

Psicologia

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Se se sente continuamente invadida por pensamentos sobre o passado, que já não pode alterar, ou preocupações sobre o futuro, do que ainda não se pode ocupar, está a deixar escapar muitos momentos felizes sem dar-se conta. Partilhamos consigo como viver o aqui e agora!


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São poucas as vezes que vivemos concentradas no momento presente. A nossa mente costuma saltar de um lado para o outro, recordando o que fizemos ontem ou preocupando-nos com o que temos de fazer nas próximas horas ou nos próximo dias. Este vaivém dos nossos pensamentos provoca muito ruído mental e muitas vezes uma ansiedade que nos impede de usufruir do agora.

Embora esta tendência seja comum, deixar-nos levar pelos nossos pensamentos involuntários pode ser fonte de mal-estar. Quando recordamos ou antecipamos acontecimentos também nos provocam emoções por vezes desagradáveis e, sem saber bem porquê, começamos a sentir-nos inquietas e stressadas.

A nossa mente deveria ajudar a sentirmo-nos preenchidas e a enfrentar os desafios diários. Mas quando não somos capazes de nos mantermos concentradas, a nossa energia e claridade mental diminui, além de perdermos uma infinidade de momentos que não aproveitamos, simplesmente, porque “estamos noutro sítio”.

Técnicas de atenção plena

Não ter nenhuma ferramenta para gerir estes pensamentos provoca-nos a sensação de nunca estarmos a aproveitar o aqui e agora. Por isso, nos últimos anos as técnicas de atenção plena (Mindfulness) conquistaram um grande protagonismo. São técnicas que já se usavam há mais de dois mil anos e que, atualmente, são aplicadas para enfrentar problemas contemporâneos, como o stress.

Estas técnicas baseiam-se no treino da nossa atenção para ensinar o nosso cérebro a estar focado numa única tarefa, no momento presente, para podermos aproveitar plenamente a nossa vida. Trata-se de ir aumentando o tempo em que conseguimos estar focados no que nos rodeia, a observar um objeto, um lugar tranquilo ou uma sensação (um sabor, o nosso movimento, uma textura…).

Ao princípio é difícil e notaremos como os nossos pensamentos e a nossa atenção estão acostumados a saltarem livremente de uma recordação para outra sem que possamos fazer nada mais do que reconduzi-las com amabilidade. Mas com treino, pouco a pouco começaremos a notar a nossa mente cada vez mais concentrada e livre.

Alguns dos benefícios da atenção plena são os seguintes:

  • Reduz a ansiedade e proporciona sensações de bem-estar e calma.
  • Ajuda a sentirmo-nos conectadas com a realidade que vivemos.
  • Aumenta a nossa capacidade para viver o presente.
  • Melhora o nosso rendimento intelectual.
  • Ajuda na manutenção cognitiva durante o processo de envelhecimento.

Escolha viver o presente!

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