Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Psicologia Adapte-se às mudanças da menopausa
banner_MUESTRA

Adapte-se às mudanças da menopausa

Psicologia

Adapte-se às mudanças da menopausa
0 5611

Sente-se triste ou com ansiedade? Estes sentimentos são naturais e importantes na menopausa. No entanto, não devemos vê-los unicamente como negativos porque vão ajudar-nos a aceitar as mudanças e a enfrentá-las ativamente.


Partilhe com as suas amigas:

O ser humano, perante uma mudança, põe em marcha todos os seus recursos para enfrentar essa mudança e adaptar-se a ela. Com a chegada da menopausa, é normal ficar desorientada. Mas o nosso cérebro também entra em ação para se adaptar às transformações que está a viver. Como é que ele o faz? A nível emocional surgem principalmente dois aspetos-chave: tristeza e ansiedade, que poderíamos dizer serem quase necessárias.

A tristeza e a ansiedade são sentimentos necessários para enfrentar as mudanças

Porquê? O mecanismo que nos torna capazes de enfrentar mudanças implica em parte que fiquemos um pouco tristes por aquilo que já não temos ou que consideramos que vamos perder, mas isso por sua vez permite-nos estar ativas para enfrentar todo o processo e as transformações que vão surgindo.

  • A tristeza é uma emoção natural que aparece perante a sensação de que perdemos ou vamos perder algo na nossa vida. A etapa reprodutiva, a nossa visão de nós mesmas, mudanças na nossa vida social ou conjugal. A função da tristeza é ajudar-nos a travar este “pequeno duelo” para assumir a nossa nova realidade e esta mudança de etapa vital.
  • ansiedade também é natural e tem que ver com a necessidade de estar ativa e alerta perante estas mudanças para poder procurar soluções, tomar decisões, reposicionar na nossa mente todas as novidades que vão surgindo, dar-lhe um sentido que nos ajude e, em definitivo, enfrentar todas as mudanças que se vão incorporar na nossa vida.

Mudanças recheadas de oportunidades

Naturalmente, não podemos esquecer que o processo de mudança que a menopausa implica, tal como todas as mudanças que ocorreram na nossa vida, estão cheias de oportunidades. Mas só poderemos vê-las se:

  • Ousarmos avançar. Fica muito por viver, sentir, fazer…
  • Não ficarmos paradas no que já não existe ou consideramos que perdemos, pensarmos em tudo o que podemos conseguir a partir de agora.

É um momento de grandes descobertas e também de grandes oportunidades, em que pode conseguir maior maturidade e olhar-se com mais respeito, mais carinho e mais cumplicidade. Siga em frente!

Fonte: centradaenti.es

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário