Centrada em si
Home Saúde Actividade física Exercite-se com a Fitball!

fitball-700x467

Se já praticou algum dos nossos exercícios ou já viu os nossos vídeos, deve ter-se dado conta que em muitos deles esta bola gigante está presente, e é cada vez mais utilizada em mais actividades físicas: falamos da fitball. A verdade é que a fitball é perfeita para praticar exercícios de fortalecimento da musculatura pélvica, abdominal e estabiliza a coluna; e pode ser utilizada por qualquer pessoa, de qualquer idade.

É uma ferramenta habitual em reabilitação e fisioterapia, por exemplo, para tratar o enfraquecimento do pavimento pélvico que pode provocar perdas de urina. Quando nos sentamos na fitball adoptamos automaticamente uma postura correta. As costas ficam rectas, sentamo-nos sobre os ossos ísquios e a nossa musculatura pélvica posiciona-se de forma a impedir que caiamos. Isto porque a bola é uma superfície instável e o nosso corpo, para equilibrar-se em cima dela, trabalha toda a musculatura em simultâneo para estabilizar-nos.

Como utilizar a fitball

  • É utilizada para praticar exercícios de intensidade muito suave, nos quais se trabalham muitos músculos em simultâneo, de forma global, como nos exercícios de Pilates
  • Melhora o equilíbrio e percepção do nosso corpo (como nos posicionamos e como se posicionam os nossos músculos)
  • Permite trabalhar a zona média do corpo: os músculos abdominais transversos, o pavimento pélvico, os glúteos e a musculatura que estabiliza a nossa coluna.
  • Reforça uma higiene postural correta ao fortalecer a zona média do corpo, pelo que lhe dará maior estabilidade. É por esta razão que muitas pessoas utilizam a bola para sentar-se no dia-a-dia.

Apesar de parecer difícil equilibrarmo-nos nesta grande bola, a verdade é que é muito simples de utilizar. Só temos que escolher a que melhor se adapta às nossas características físicas. Estão disponíveis em diferentes medidas, mas o critério principal da escolha deverá ser a nossa altura. Como optar? Uma vez sentadas na fitball, os nossos joelhos devem estar à mesma altura do que as ancas, formando um ângulo recto com os pés.

Fortalecer o pavimento pélvico

A fitball é, como já sabemos, uma ferramenta fantástica para trabalhar em simultâneo os grupos musculares que fortalecem o pavimento pélvico. Agora indicamos-lhe alguns dos exercícios que pode praticar com esta bola para tonificar a sua musculatura pélvica.

Exercício recomendável na menopausa

Exercício recomendável no pós-parto

Exercício recomendável na gravidez

Exercício Kegel avançado

Se tem perdas de urina, recomendamos-lhe que consulte um profissional, para que este avalie o estado do seu pavimento pélvico antes de realizar qualquer exercício de fortalecimento do pavimento pélvico. Se não tem perdas de urina mas não consegue sentir a contração do pavimento pélvico ao efetuar os exercícios, também pode ser indicativo de que deverá consultar um especialista.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário