Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Saúde Actividade física 5 conselhos a ter em conta antes de praticar Pilates
banner_MUESTRA

5 conselhos a ter em conta antes de praticar Pilates

Actividade física

1 1384

O método Pilates é fantástico para a reabilitação de lesões e para sentir-se em forma. Mas cuidado, se quer que esta atividade fortaleça e reabilite o seu pavimento pélvico, damos-lhe alguns conselhos.


Partilhe com as suas amigas:

O método Pilates trabalha tanto a musculatura lombar, como a pélvica. É um método muito bom para reabilitar diferentes tipos de lesões e trabalhar o pavimento pélvico. O pilates está na moda, e muitos centros estão a juntar-se a esta tendência, mesmo sem terem monitores suficientemente qualificados para leccionarem esta disciplina. Se quer praticar pilates para fortalecer a musculatura pélvica, aqui tem cinco conselhos práticos que deve ter em conta antes de iniciar as aulas:

  • Nem todos os monitores de pilates, nem todos os centros onde pode praticá-lo sabem o que é o pavimento pélvico, nem como integrá-lo nesta atividade física. Tente fazer uma aula de teste antes de se inscrever definitivamente, e se o monitor ou monitora acrescentam contração do pavimento pélvico aos exercícios, não os perca de vista! É muito possível que nas suas aulas faça pilates ao mesmo tempo que fortalece o pavimento pélvico. Quem dá as aulas de pilates não tem necessariamente de ser um fisioterapeuta (embora muitos sejam) mas sim estar qualificado e ter conhecimentos sobre pavimento pélvico.
  • Quanto menos pessoas na aula, melhor. Fuja das aulas de 20 pessoas. Pilates é interessante também pela possibilidade de que as aulas sejam bastante personalizadas. E se quer fortalecer os músculos do seu pavimento pélvico deverá poder perguntar e receber respostas informadas. O ideal são aulas entre 1 e 5 pessoas. Claro que isto também faz com que o preço das mesmas seja mais elevado.
  • Se puder escolher, é melhor trabalhar em máquina do que no chão. O custo também é mais elevado mas o risco de assumir más posturas reduz-se drasticamente.
  • Se tem perdas de urina, antes de se inscrever nas aulas de pilates deve consultar um profissional para que este avalie o estado do seu pavimento pélvico. Se quando estiver a praticar os exercícios não sentir a contração do pavimento pélvico, isto é um sinal de que também deverá consultar um especialista.
  • Se está grávida ou em pleno processo de menopausa, o pilates também é muito recomendável. Existem exercícios adequados para cada mulher idade e estado: o monitor terá apenas que adequar os exercícios às suas necessidades e características, e por isso é tão importante que as aulas sejam o mais personalizadas possível

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
1 comentário a este artigo
  1. Estive mais de um mês sem conseguir entrar no programa. Lembro me que tinha na altura mais de 1000 pontos. agora que consegui entrar apareço com um saldo de 150. podem ter caducado. De qualquer modo o importante era conseguir entrar e isso está feito.Obrigado.

Deixe-nos um comentário