TENA

Centrada em si > Saúde > Atividade física > Quando podemos começar a fazer desporto depois do parto?
Home Saúde Atividade física Quando podemos começar a fazer desporto depois do parto?

Quando podemos começar a fazer desporto depois do parto?

Atividade física


0 3821

Há um período de tempo concreto para podermos voltar a fazer exercício depois do parto? Devemos evitar certos exercícios durante a nossa recuperação?




Se acaba de dar à luz e deseja voltar às suas rotinas desportivas, deve ter em conta que normalmente precisamos de umas oito semanas para recuperar o estado pré-gestacional. Obviamente cada pessoa grávida tem as suas particularidades e há muitos fatores, tanto internos como externos, que podem determinar um ritmo de recuperação diferente.

Em linhas gerais, o útero volta ao seu tamanho habitual ao fim de seis semanas, mas o enfraquecimento dos músculos abdominais e do pavimento pélvico produzido pela gravidez requer mais tempo de recuperação. Além disso, circunstâncias como ter tido o primeiro filho depois dos 35 anos, ter excesso de peso, ter uma gravidez múltipla, ter tido um parto instrumental ou ter tido durante a gravidez sintomas de incontinência ou prolapso implicarão que se precise de um acompanhamento na reabilitação e que tudo isto possa implicar mais tempo de recuperação antes de retomar uma atividade diária normal.

Avalie o seu pavimento pélvico

Como recomendação geral, todas nós antes de equacionarmos começar a fazer desporto depois do parto deveríamos ser avaliadas por um fisioterapeuta de pavimento pélvico, sobretudo nas situações acima referidas. Será o nível de lassidão ou a debilidade da parede abdominal e do pavimento pélvico a determinar o protocolo de recuperação e de fortalecimento muscular orientado que se necessitará.

Se tem vontade de voltar a mover-se quanto antes, poderá fazer atividades físicas de baixo impacto, compaginadas com a sua reabilitação pós-parto, como andar, nadar, ou fazer qualquer exercício moderado dentro de água.

Mas para fazer atividades de impacto deverá esperar até que tenha reeducado a postura, ganho tonicidade e força muscular e aprendido a ativar adequadamente a cintura lombo-pélvico-abdominal em situações de esforço e instabilidade. Estas atividades são:

  • Correr, saltar ou fazer aulas orientadas que incluam movimentos com mudanças bruscas de posição;
  • Os abdominais tradicionais também não são recomendáveis, pois aumentam a pressão intra-abdominal e sobrecarregam o pavimento pélvico que ainda não está recuperado;
  • Esforços domésticos como, por exemplo, mover móveis ou carregar peso excessivo.

Em suma, não há regras fixas no que respeita a retomar o desporto no pós-parto, até pelas circunstâncias e características de cada mulher, mas mais ainda se houver uma cicatriz perineal que seja fonte de dor e dificulte o processo de recuperação. O que fica claro é qual a modalidade de exercício saudável para o pavimento pélvicoe a necessidade de fortalecê-lo ao longo do pós-parto.

Se quiser aprender mais, consulte os nossos vídeos de exercícios recomendados para o pós-parto, mas não se esqueça, procure a ajuda de um profissional.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
Centrada em si