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Dicas para levantar o ânimo

Dieta

Truques para levantar o ânimo
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Muitas vezes, com a menopausa, sofremos alterações no estado de ânimo, como a depressão ou a irritabilidade. Determinadas mudanças na dieta e no estilo de vida ajudam a combater estas situações.


A menopausa é uma época de alterações corporais e hormonais que muitas vezes se traduzem em alterações do estado de ânimo, irritabilidade e excessiva sensibilidade que podem levar a quadros mais graves como ansiedade e depressão. Em casos extremos, existem remédios como a terapia hormonal substitutiva que pode aliviar estes sintomas, mas a alimentação e certas mudanças nos hábitos de vida também podem contribuir para nos sentirmos melhores.

Normalmente, quando estamos desanimadas o nosso apetite diminui, mas é preciso fazer um esforço para ingerir os nutrientes necessários para que o nosso sistema nervoso funcione corretamente. Damos-lhe alguns conselhos para combater os estados de depressão:

Inclua aveia na sua dieta. Em forma de flocos, farinha ou como água de aveia, é um alimento muito recomendável pelo seu alto teor em vitamina B1, que se indica em situações de esgotamento nervoso, cansaço e depressão.

Outros alimentos ricos em vitamina B são os frutos secos, cereais, legumes, abacate e os que têm uma alta concentração de proteínas, como a carne, peixe, ovos e produtos lácteos.

Divida os alimentos por quatro ou cinco refeições por dia. Se não tiver apetite, é preferível comer pouco e muitas vezes do que estar muitas horas sem comer, uma vez que acentua os sintomas depressivos.

Comer sempre acompanhada vai fazer com que comunique, se sinta melhor e além disso vai ajudá-la a recuperar o apetite e a evitar um estado de má nutrição.

Evite bebidas excitantes, como o café, chá e bebidas com cola e elimine completamente as bebidas alcoólicas, pois são causa de doenças do sistema nervoso.

O exercício moderado e regular, como já temos salientados noutros artigos (e se puder ser ao ar livre ainda melhor), é uma das melhores armas contra o desânimo, pois o exercício ajuda a libertar serotonina, chamada a hormona da felicidade.

O ioga, a meditação e outras técnicas de relaxamento também são muito úteis para levantar o ânimo.

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