TENA

Home Psicologia Cinco benefícios de dormir nua

Cinco benefícios de dormir nua

Featured

0 22394

Conhece os benefícios físicos e mentais de dormir sem roupa? Se quer dormir melhor, melhorar a vida sexual e aumentar a autoestima, isto interessa-lhe.


É bom dormir sem roupa. Esta não é uma afirmação que dizemos por dizer, pois é a própria ciência que evidencia os benefícios de se dormir nua. Proporciona-nos melhorias físicas e mentais, aumenta a qualidade do sono, ajuda a enfrentar o dia a dia com maior entusiasmo… Em suma, faz de nós mulheres mais felizes.

Apresentamos de seguida cinco benefícios (demonstrados cientificamente) de dormir sem roupa. Talvez ainda não os conheça…

1. Contribui para a eliminação de toxinas

Enquanto dorme, o cérebro elimina silenciosamente as toxinas presentes no corpo. É muito importante um bom descanso para se eliminar convenientemente estas toxinas. Caso contrário, as toxinas vão dificultar o fluxo de sinais que o cérebro envia a zonas específicas do corpo, fazendo com que diminua o desenvolvimento de capacidades cognitivas, a compreensão, a criatividade, etc.

Uma boa maneira de aumentar a qualidade do sono é fazer com que a temperatura da pele baixe sem alterar a temperatura ambiente. E é aqui que entra em jogo a opção de dormir com pouca (ou nenhuma) roupa. Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Amesterdão descobriu que reduzir a temperatura interna – algo que se consegue ao dormir sem roupa – aumenta a capacidade do corpo para filtrar as toxinas.

2. Reduz os níveis de stress

Foi demonstrado que deitar-se sem roupa ajuda as pessoas a ter um sono mais profundo porque os nossos corpos foram concebidos para dormir melhor com temperaturas mais frescas

Portanto, se costuma ter níveis elevados de stress ou ansiedade, se ainda não o faz, logo que começar a dormir nua notará que descansa melhor e que se sente menos stressada durante o dia

3. Ajuda a emagrecer

Já sabe que deitar-se cedo e sempre à mesma hora oferece muitos benefícios à saúde. Entre eles, está o facto de ajudar a controlar o peso. Mas sabia que deitar-se sem roupa todas as noites também poderá ajudar a perder peso?

Pois um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde do Reino Unido descobriu que mantermo-nos frescas enquanto dormirmos acelera o metabolismo do corpo. Quando dormimos num ambiente mais fresco, o corpo gera mais “gordura castanha”, um acontecimento que tem incidência direta na regulação do volume corporal. Isto, porque o calor é efetivamente um aliado indesejado da obesidade.

4. Melhora a vida sexual

Poderá parecer óbvio que dormir nua melhora a vida sexual, mas isto não é apenas uma opinião subjetiva. É a própria ciência que o certifica. 

Se dormir acompanhada, dormir sem roupa fará com que tenha relações íntimas mais saudáveis. Uma empresa de lençóis fez uma sondagem a 1000 adultos britânicos e os resultados foram conclusivos: 57% dos que dormiam nus asseguram ser mais felizes nas suas relações quando comparadas com 48% do grupo de pessoas que dorme com pijama, com 43% dos que o fazia com camisa de dormir e com 38% dos que usavam outras roupas.

O simples roçar da pele liberta oxitocina, a chamada “hormona do amor”, que gera um efeito libertador e fortalece os vínculos do casal.

5. Aumenta a autoestima e a confiança

Dormir sem roupa pode fazer com que se sinta melhor consigo mesma. Vários estudos demonstraram que dormir sem roupa pode levar a uma maior satisfação com a vida, a ter uma imagem corporal mais positiva e uma melhor autoestima. A razão? Habituar-se a dormir com os trajes de Eva e a ver todas as noites o nosso corpo tal como é ajuda a fortalecer os laços emocionais e a aceitarmo-nos melhor como somos.

Quando nos sentimos bem, temos mais êxito em todos as vertentes das nossas vidas. A confiança tem uma força poderosa: diminui o medo e a ansiedade, aumenta a motivação, torna-nos mais resistentes e melhora a nossas relações.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas: