Registe-se já ou introduza
o seu email e palavra-passe:

Centrada em si
TENA
Home Psicologia Relaxamento criativo: truques para adormecer mais facilmente
banner_MUESTRA

Relaxamento criativo: truques para adormecer mais facilmente

Psicologia

0 27213

Os nossos ciclos de sono não são perfeitos e às vezes sentimos dificuldades que nos impedem de descansar corretamente: acordar frequentemente durante a noite, esperar com ansiedade que o despertador toque…


Partilhe com as suas amigas:

A dificuldade em adormecer pode ser um fator especialmente stressante. Alguma vez esteve a dar voltas na cama durante várias horas sem conseguir dormir?

O que podemos fazer para melhorar esta situação? Damos-lhe alguns truques:

  1. Primeiro, não se esforce para adormecer. É o que chamamos de intenção paradoxal, quanto mais nos esforçamos e pensamos que já é tarde, que temos que acordar cedo no dia seguinte, mais despertamos e mais ansiosas ficamos.
  2. Se já está há algum tempo deitada na cama a tentar dormir e não consegue, se se sente incomodada, levante-se e dedique-se a uma atividade monótona ou dê uma volta à pela casa e volte para a cama. Assim irá evitar essa sensação de ansiedade ao estar deitada.
  3. Foque a sua atenção em algo agradável e não no tem que tem que fazer no dia seguinte.

Por último, utilize técnicas de relaxamento:

  • Tente focar-se unicamente na sua respiração. Inspire e expire calmamente pelo nariz. Se se distrair e começar a pensar noutros temas, volte a centrar-se na sua respiração mas não se frustre.
  • Pense num local que lhe tenha transmitido uma sensação de calma e tranquilidade no passado. Um local onde se sentiu bem. Pode ser uma cidade, uma praia, um lugar familiar… Visualize-se nele, imagine que ouve os sons, que está sentada ou a caminhar enquanto desfruta da paisagem e das sensações. Deixe-se levar pelas imagens que lhe surgem. Verá que sem se dar conta , vai começar a sonhar…
  • Por último, outra estratégia é centrar-se no seu corpo. Sinta o seu peso sobre o colchão, foque a sua atenção na sensação de calor e comece a ‘rever’ mentalmente o seu corpo da cabeça aos pés, sentindo o relaxamento de cada parte, cada extremidade…

Ponha estes conselhos em prática, seguramente vai conseguir relaxar e finalmente adormecer sem dificuldades!

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário