Centrada em si
Home Psicologia 6 conselhos para melhorar a sua autoestima

Psicología

A autoestima tem que ver com o quanto gostamos de nós mesmas e a opinião que temos sobre quem somos e o nosso valor pessoal. A nossa autoestima pode diminuir em determinados momentos: quando estamos desanimadas, deprimidas ou cansadas. A boa notícia é que estamos sempre a tempo de a desenvolver e de a fazer servir-nos em qualquer momento da nossa vida. Eis algumas regras que deve seguir:

Concentre-se nos aspetos positivos da sua vida, sem ignorar os negativos.

  1. Comece a pensar em si mesma como na sua melhor amiga: Pense que é a pessoa com quem passa mais tempo todos os dias e como tal tem de se tratar como a mais importante. Não existe ninguém mais importante na sua vida! Por isso, cuide-se, goste de si e trate-se bem.
  2. Aceite-se: Todos temos pontos fracos e pontos fortes. Comece por aceitar todos eles, tanto os bons como os maus. Faça uma lista do que mais gosta em si, potencie esses aspetos ao máximo e tente melhorar o que gostaria de mudar, sempre que esteja na sua mão e sem ficar.
  3. Não se compare com ninguém: Naturalmente, é inevitável pensar nas coisas que nos distinguem dos outros ou admirar alguém por ter esta ou aquela qualidade. Mas é muito prejudicial fazê-lo por hábito, porque podemos acabar por nos fixar apenas em aspetos que nos fazem sentir inferiores ou “piores”, baixando assim a nossa estima.
  4. Lembre-se do que é positivo: Quando pensar na sua vida e aparecerem recordações negativas, olhe-as e aceite-as, mas não se deixe levar por elas. Irão associar-se a recordações similares e pode dar por si num ponto em que parece não encontrar nada de bom na sua vida passada. Nesse momento pare, procure voluntariamente outra recordação positiva, de sucesso, que lhe suscite emoções gratificantes. Devemos ver o que é negativo, mas centrarmo-nos sempre no que é positivo.
  5. Tenha sempre presentes as recordações de êxito e os sucessos que conseguiu alcançar. Se estiver a passar por um mau momento, esforce-se por evocar essas recordações e escreva-as para poder encontrar sempre as que necessite.
  6.  Centre-se no seu crescimento pessoal: O ser humano está em constante evolução e nunca deixa de aprender. Podemos sempre adquirir capacidades, melhorar aspetos concretos e ser melhores pessoas. Nunca é tarde para continuar a crescer.

Lembre-se de que a autoestima vem de si mesma. Comece a trabalhá-la já hoje.

Se tiver problemas de incontinência urinária, estes podem gerar-lhe ansiedade e fazer com que a sua autoestima se ressinta. Informar-se sobre o que se está a passar é importante para normalizar esses sintomas. A uma em cada quatro mulheres acontece o mesmo que a si. Fale sobre o seu caso com o especialista e siga as suas indicações.

Pode também interessar-lhe...

  • Não se esqueça de si este Natal!Não se esqueça de si este Natal! Cuide dos outros sem se retirar a si própria da lista. Não permita que toda a responsabilidade dos preparativos seja toda sua, não exija a […]
  • Nunca diga ‘já é tarde’Nunca diga ‘já é tarde’ Se é daquelas pessoas que pensam que a vida se divide em compartimentos estanques e que o que não fez até agora já não vai fazer, mude de […]
  • A etapa das oportunidadesA etapa das oportunidades A menopausa deixou de ser vista como o fim da vida da mulher e converteu-se num novo começo, cheio de oportunidades. Aprenda a tirar […]
  • Quando a incontinência nos ultrapassaQuando a incontinência nos ultrapassa Quando se tem problemas de perda de urina, todas as áreas da vida são afetadas: as relações sociais, o trabalho, etc.. A diminuição da […]
Partilhe com as suas amigas:

Deixe-nos um comentário