Normalmente, quando estamos desanimadas o nosso apetite diminui, mas é preciso fazer um esforço para ingerir os nutrientes necessários para que o nosso sistema nervoso funcione corretamente. Damos-lhe alguns conselhos para combater os estados de depressão:
Inclua aveia na sua dieta. Em forma de flocos, farinha ou como água de aveia, é um alimento muito recomendável pelo seu alto teor em vitamina B1, que se indica em situações de esgotamento nervoso, cansaço e depressão.
Outros alimentos ricos em vitamina B são os frutos secos, cereais, legumes, abacate e os que têm uma alta concentração de proteínas, como a carne, peixe, ovos e produtos lácteos.
Divida os alimentos por quatro ou cinco refeições por dia. Se não tiver apetite, é preferível comer pouco e muitas vezes do que estar muitas horas sem comer, uma vez que acentua os sintomas depressivos.
Comer sempre acompanhada vai fazer com que comunique, se sinta melhor e além disso vai ajudá-la a recuperar o apetite e a evitar um estado de má nutrição.
Evite bebidas excitantes, como o café, chá e bebidas com cola e elimine completamente as bebidas alcoólicas, pois são causa de doenças do sistema nervoso.
O exercício moderado e regular, como já temos salientados noutros artigos (e se puder ser ao ar livre ainda melhor), é uma das melhores armas contra o desânimo, pois o exercício ajuda a libertar serotonina, chamada a hormona da felicidade.
O ioga, a meditação e outras técnicas de relaxamento também são muito úteis para levantar o ânimo.