TENA

Home Saúde Dieta Menopausa e peso. Por que fazer uma dieta radical nunca funciona na...

Menopausa e peso. Por que fazer uma dieta radical nunca funciona na nossa idade?

Dieta


Menopausa e peso. Por que fazer uma dieta radical nunca funciona na nossa idade?
0 75

Conhecer o novo cenário hormonal é fundamental para compreender a “loucura” do metabolismo na menopausa. Só assim é possível tomar boas decisões: abandonar a restrição calórica drástica e adotar hábitos sustentáveis para cuidar do peso e da saúde, tudo isto sem culpa.




Se você e as suas amigas já chegaram ao quarto degrau – ou estão quase a chegar lá –, terão certamente reparado que menopausa e peso formam um binómio cada vez mais presente nas conversas. Até as mulheres naturalmente magras percebem que, com a descida hormonal, a balança responde com mais alguns quilos, normalmente localizados à volta da cintura. É normal.

A prevalência de excesso de peso e obesidade entre mulheres da nossa idade é elevada. Estudos populacionais como o ENE-COVID (publicado na Frontiers in Public Health em 2020) mostram que estas duas condições tendem a ser mais frequentes em mulheres a partir dos 45 anos do que em grupos mais jovens e que, de facto, aumentam progressivamente com a idade.

Perante esta realidade, importa saber que fazer dietas na menopausa não é a melhor ideia. Sobretudo se entendermos “fazer dieta” como uma simples restrição calórica. As alterações hormonais da menopausa afetam a sensação de fome, a saciedade, o metabolismo, o sono e as emoções. A tempestade perfeita para ganhar peso sem sequer se aperceber, mesmo sem grandes mudanças nos seus hábitos alimentares e de exercício.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
Centrada em si