Benefícios do jejum antes do exercício
Algumas investigações como, por exemplo, o estudo publicado no British Journal of Nutrition, mostram que, quando fazemos cardio em jejum pela manhã, podemos chegar a queimar até 20 por cento mais de gordura. Este estudo descobriu esta evidência analisando desportistas que fizeram exercício cardiovascular em jejum. Vários estudos anteriores têm mostrado resultados similares, mas nunca de uma forma tão explicita.
Depois do exercício, todos os participantes receberam como bebida de recuperação um batido de chocolate. Mais tarde, foi proporcionado aos participantes um almoço de massa, pedindo-lhes que comessem até se sentirem “saciados”. Foi avaliado e calculado o consumo de energia e a gordura queimada durante o período da manhã, e os investigadores descobriram que quem tinha feito exercício pela manhã não consumia calorias adicionais nem experimentava um aumento do apetite durante o dia para compensar a atividade anterior.
Em suma, fazer exercício com o estômago vazio oferece o resultado mais desejável para a perda de gordura.
Porque é bom jejuar?
Para perder gordura corporal precisamos de queimar mais gordura do que a que consumimos. O exercício aumenta a quantidade total de energia que gastamos e uma maior proporção desta energia provém da gordura existente, se o exercício for realizado depois de um jejum noturno. Segundo o estudo referido, não há motivos para o exercício provocar o aumento de apetite e o consumo de alimentos ao longo do dia. Então, para aproveitar ao máximo a sessão de treino, poderá ser ótimo fazer o exercício depois de um jejum noturno.
Esta teoria é sustentada pelo facto de que o exercício cardiovascular em jejum pode ser particularmente eficaz porque, enquanto dormimos e não comemos nada durante a noite, o nosso corpo conserva as suas preciosas reservas de carboidratos e prioriza a mobilização da gordura como combustível. Mas a história não termina aqui… Acontece que o nosso corpo também decompõe os aminoácidos em glicose durante a noite, pelo que o cardio matinal em jejum poderá ajudar a mobilizar mais gordura e potencialmente mais aminoácidos como esse combustível de que falámos.
O jejum não é bom para todas as pessoas
Apesar de haver bastantes investigações que suportam os resultados contra a gordura proporcionada pelo exercício com o estômago vazio, isso não significa necessariamente que seja ideal e que sirva para todas as pessoas. Nada disso. Quando fazemos exercícios em jejum, também podemos queimar valiosas fontes de energia e ter menos resistência, o que faz com que nos esgotemos rapidamente e renunciemos prematuramente a continuar o exercício. E os níveis baixo de açúcar no sangue também podem fazer com que surjam enjoos, náuseas ou tremores.
Outra possibilidade é que o nosso corpo se habitue a utilizar der forma contínua as reservas de gordura para obter energia e comece a armazenar mais gordura do que o normal. Exatamente o que não queríamos. A verdade é que cada pessoa tem a sua constituição própria e o fundamental é estarmos atentas às reações geradas pelo nosso corpo.
Durante o jejum, escute o seu corpo
A recomendação geral que os especialistas fazem é que não façamos jejum simplesmente porque sim. Primeiro, conheça como reage o seu corpo. E segundo, analise o que pretende alcançar com o tipo de exercício que escolheu. O tipo de atividade que está a fazer ajuda a determinar se deve comer antes do seu treino.
Para exercícios ligeiros ou de baixo impacto, como caminhar, jogar golf ou fazer yoga, é possível que não seja necessário recarregar energia com antecedência. Se resulta, adiante! No entanto, geralmente deve comer antes de fazer um exercício que requeira muita força, energia e resistência. Isto inclui atividades como ténis, correr ou nadar a um bom ritmo. É especialmente importante se planeia fazer exercício durante mais de uma hora.
Se se habituou a fazer exercício com o estômago vazio e o seu corpo reage bem, não tem motivos para mudar. Cada uma de nós é o seu melhor guia. Esteja atenta aos sinais enviados pelo seu corpo. Em todo o caso, se é uma das pessoas que jejuam, não esqueça de se manter permanentemente hidratada e fazer uma dieta equilibrada.