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Encha a sua despensa: primavera saudável

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Consumir frutas e vegetais de temporada permite-nos aproveitar ao máximo os seus benefícios nutricionais: vitaminas, minerais, antioxidantes… Recomendamos-lhe seis dos mais benéficos!




A natureza é sábia e fornece-nos os ingredientes que o nosso organismo necessita, segundo a época do ano. Por isso, encontramos agora frutas e alimentos ricos em fibra e água, para compensar a a menor quantidade de líquidos que ingerimos no inverno; outros protegem-nos dos efeitos nefastos da exposição solar, que aumenta de intensidade; produtos ricos em antioxidantes e que fortalecem o sistema imunitário para resistirmos a constipações, infeções ou alergias primaveris; inclusivamente, alguns ajudam-nos a melhorar o nosso estado de ânimo.

Uma autêntica ‘farmácia’ natural que podemos utilizar. Tome nota do que lhe fornecem estas seis frutas de temporada.

  1. Alperce:
  • Rico em vitamina A e antioxidantes (pelos seus taninos). Previne o envelhecimento celular e a anemia.
  • Ativador da massa muscular. Anti-inflamatório.
  • Diurético. Melhora o trânsito intestinal. Eficaz contra a retenção de líquidos e tem um efeito laxante suave.
  • Melhora o funcionamento dos nervos.
  1. Cereja:
  • Antirreumatismal e antiartrítica.
  • Adstringente e diurética.
  • Antisséptica.
  • Fortalece a pele e cabelo, é remineralizante e ainda desintoxicante.
  1. Ameixa:
  • Laxante, diurética e saciante.
  • Antisséptica, anti-inflamatória, desintoxicante e estimulante.
  • As ameixas secas/desidratadas têm propriedades antioxidantes e que estimulam a musculatura lisa do cólon, pelo que ajudam a melhorar o trânsito intestinal.
  1. Morango:
  • Excelente fonte de vitamina C. Antioxidante, tonificante e remineralizante.
  • Combate o envelhecimento e melhora as relações sexuais, uma vez que tem um elevado poder afrodisíaco.
  • Descongestiona a circulação venosa (hemorroides) e evita a obstipação. Combate a diarreia e os problemas gástricos e hepáticos.
  • Tem propriedades depurativas, diuréticas e adstringentes. Anticoagulante.
  • Contém antocianinas, substâncias que potenciam o sistema imunitário. Anti-inflamatório.
  1. Maçã:
  • Protege o coração e a circulação, e ajuda a regular a coagulação do sangue. A frutose é um açúcar simples de assimilação lenta, que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. A pectina presente na maçã controla os níveis de colesterol e a oxidação do sangue.
  • Antidiarreica e depurativa. Anti-inflamatória do aparelho digestivo, suaviza a acidez do estômago, elimina líquidos corporais e toxinas. É um laxante suave e melhora o trânsito intestinal.
  • Os ácidos fenolíticos e os flavonoides da sua casca são antioxidantes, que inibem o desenvolvimento de células cancerígenas no fígado.
  • Calmante.
  1. Nêspera:
  • Antioxidante.
  • Diurético e adstringente. Alcalinizador da urina.
  • Fortalece o sistema imunitário. Anti-inflamatório e desinfetante.
  • Tem uma ação reguladora e tonificante das mucosas.

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