TENA

Centrada em si > Saúde > Dieta > Dieta antioxidante pós-festas
Home Saúde Dieta Dieta antioxidante pós-festas

Dieta antioxidante pós-festas

Dieta


0 22501

Sente o corpo mais pesado? São muitos os alimentos que a podem ajudar a depurar o organismo depois de umas festas cheias de almoços e jantares.




Como sabe, depois dos excessos, o corpo precisa de recuperar o equilíbrio e, como é muito importante saber o que comer, deixamos-lhe aqui a um TOP 10 de alimentos antioxidantes para que possa depurar melhor o organismo.

O objetivo é desintoxicar, o que não significa outra coisa que libertar-nos de todas as substâncias tóxicas que se incrustaram no nosso corpo. A ideia é, em resumo, depurar o corpo, pois temos de eliminar toxinas e os alimentos antioxidantes são uma das formas mais eficientes.

Recomendamos-lhe então aqui dez alimentos que deve incorporar na sua dieta para que as festas sejam uma recordação sem pesos na consciência.

1. Feijão vermelho

Porquê? Não possui apenas incontáveis moléculas antioxidantes (isoflavonas, antocianinas, fitohemaglutinina e ácido fítico), é também uma excelente fonte de fibra.

Como consumir? O seu sabor agradável favorece a sua versatilidade, pois pode comer feijão em salada, sopas, guisados e os acompanhamentos são diversos.

2. Mirtilos

Porquê? É a fruta com maior poder antioxidante pelo seu altíssimo teor em antocianinas, um composto da família dos flavonoides. Além disso, é um alimento sem gorduras e sódio, não possui colesterol e é rico em fibras e vitaminas. Sim, é um superalimento.

Como consumir? Prove comê-los em forma de smoothie com banana e aveia, uma forma saborosa, muito saudável e fácil de fazer. Vai ficar viciada.

3. Alcachofras

Porquê? É o vegetal com mais antioxidantes (quercetina, rutina, antocianinas, cinarina, luteolina e silimarina). Além disso, pode prevenir alguns tumores, é bom para o fígado, favorece a digestão e possui um alto teor em fibra.

Como consumir? Para evitar qualquer forma de oxidação, coza as alcachofras inteiras em água temperada com sal, sem retirar as folhas duras do exterior. Os corações do alimento terão a proteção das folhas externas e depois já só terá de retirar as partes não comestíveis.

4. Amoras

Porquê? São ricas em antocianina e pteroestilbeno, dois antioxidantes potentes que nos ajudam a proteger dos radicais livres e a prevenir o envelhecimento prematuro das células.

Como consumir? Coma-as com uma torrada de pão integral e junte-lhe figos. Terá deste modo ao seu dispor um lanche muito apetitoso e saudável.

5. Framboesas

Porquê? Não têm apenas um altíssimo poder antioxidante como são hipocalóricas e, portanto, ajudam a controlar e a reduzir o peso.

Como consumir? Experimente servi-las com folhas verdes e condimentá-las com azeite extra virgem, sumo de limão e gengibre. Uma salada de primeira!

6. Maçãs vermelhas

Porquê? Depois dos mirtilos, são a fruta com mais polifenóis.

Como consumir? Prepare uma compota de maçã. Não obterá apenas uma sobremesa deliciosa como também a poderá usar como um sofisticado acompanhamento de muitos pratos.

7. Morangos

Porquê? Outra das estrelas antioxidantes pelo seu alto teor em antocianinas (flavonoides), que são ao mesmo tempo responsáveis pela característica cor vermelha deste fruto.

Como consumir? Faça um batido saudável: use leite de amêndoa e junte-lhe um pouco do seu adoçante favorito. Ah, e também pode fazer o batido com iogurte.

8. Nozes

Porquê? Têm um efeito antioxidante até 15 vezes mais potente que a vitamina E e o dobro de qualquer outro fruto seco.

Como consumir? Nada mais saudável que começar o dia com um muesli caseiro composto por flocos de aveia, passas e nozes.

9. Ameixas

Porquê? Têm pró-vitamina A, antocianinas, polifenóis e taninos. Quanto mais escuras, melhor são as suas propriedades protetoras.

Como consumir? Se pensa cozinhar qualquer peixe ou carne na grelha, equacione acompanhar o prato com um molho feito por ameixas, vinagre, açúcar amarelo, cebola picada e alho. De luxo!

10. Legumes de folha verde escuro

Porquê? Possuem uma importante quantidade de carotenoides, antioxidantes que protegem as células e ajudam a prevenir o cancro.

Como consumir? Espinafres, agriões, couves, acelgas e canónigos são algumas das variedades mais saudáveis e ricas em antioxidantes. 

Chegadas aqui, só terá de escolher a sua salada favorita e duplicar o seu poder antioxidante com alguns dos alimentos que lhe recomendámos neste TOP 10.

Pode também interessar-lhe...

Partilhe com as suas amigas:
Centrada em si