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Prepare-se para os excessos do Natal

Dieta

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O Natal está prestes a chegar e com ele os excessos. Almoços intermináveis em família, doces irresistíveis, álcool... E nem sempre tomamos as melhores decisões, das quais nos arrependemos muitas vezes. Siga os nossos conselhos e minimize os riscos. Boa sorte!


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Chega a tão aguardada – e por vezes temida – época festiva: aumenta o perigo de saltar a dieta. Eventos familiares, tentações constantes à nossa volta… Esta altura pode converter-se numa verdadeira gincana, da qual sairemos certamente com uns quilinhos extra. Siga os nossos   conselhos e prepare-se antes com uma dieta depurativa como a que lhe sugerimos, sente-se à mesa tendo em conta os nossos truques e se exagerar… Compense no dia seguinte.

Dieta depurativa pré-Natal:

  • Pequeno-almoço: fruta como ananás ou abacaxi, kiwi, bebida de soja ou leite magro com café ou chá, e uma torrada integral com duas fatias de fiambre de peru.
  • A meio da manhã: sumo depurativo de toranja e laranja ou sumo de maçã verde, ananás natural e umas gotas de vinagre de maçã.
  • Almoço: primeiro prato – salada de vegetais de folha tenra (espinafres, repolho, canónigos, endívias e pepino) temperada com vinagre de maçã, uma colher de chá de azeite e, se gosta, outra de mostarda em grão. Segundo prato: A) frango assado sem pele acompanhado por vegetais frescos ou espargos brancos; peixe branco no forno com cebola e cenoura; B) carne com pouca gordura (vitela ou coelho) com verduras grelhadas ou uma salada. Sobremesa: infusão digestiva de erva-cidreira.
  • Lanche: iogurte magro e duas nozes ou fruta.
  • Jantar: primeiro prato – caldo de legumes (aipo, cenoura, cebola, feijão verde, alho francês,… com peito de frango sem gordura). Segundo prato: A) Omelete de espinafres ou cogumelos; B) Fiambre de peru e puré de alho francês; C) corações de alcachofra salteados com cebola e alho; D) Peixe no forno ou atum em conserva acompanhado por uma salada verde; E) Queijo fresco (125g) com rodelas de tomate. Sobremesa: infusão de maçã, malva e sabugueiro.
  • Antes de dormir: infusão relaxante de valeriana.

Recomendamos-lhe que beba entre 1,5 e 2 litros de água; não exagere no azeite (2-3 colheres para temperar e cozinhar), e que pratique exercícios aeróbicos regulares.

Evite enfartamentos e indigestões:

  • Planifique bem as suas refeições.
  • Mastigue bem os alimentos, coma devagar e em pequenas quantidades.
  • Comece os seus almoços e jantares com caldos, sopas ou saladas.
  • Não beba grandes quantidades de líquidos durante as refeições, muito menos se contêm álcool.
  • Evite molhos muito elaborados e com muita gordura. Fuja também do excesso de sal.
  • Evite o excesso de café, chá e chocolate no final das refeições. Tente optar por uma sobremesa tipo sorvete ou fruta.
  • Se não consegue resistir aos doces… O melhor será comê-los ao pequeno-almoço, a meio da manhã ou a meio da tarde, e não todos os dias. Alterne-os com frutas saborosas ricas em fibra como ananás, abacaxi, tangerinas ou maçã. Coma os doces típicos do Natal com moderação e compensando nas restantes refeições.

Depois de um dia de excessos…

  • Opte por uma dieta depurativa com consumés e caldos de verduras, frutas e sumos naturais e muita água. Assim compensamos os excessos e desintoxicamos o nosso corpo.
  • Se exagerámos na comida, é provável que também tenhamos exagerado no álcool: comece o dia com um bom sumo de frutas detox (como o tomate), e a meio da manhã e da tarde, sumos depurativos (de laranja, papaia ou ananás). É importante que além de beber muita água, ingeramos caldos de verduras porque saciam e fornecem muitas vitaminas.
  • Almoço: deve ser ligeiro, como verduras, caldos, cremes ou saladas complementados com proteínas como frango.
  • Jantar: cremes de verduras ou fruta.

E agora só nos falta desejar que tenha festas felizes e que desfrute da comida com moderação. Lembre-se que nestas datas, o que nos faz realmente felizes é estarmos com as pessoas que amamos!

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